Governador-geral da Nova Zelândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O governador-geral da Nova Zelândia é o representante do Monarca Neozelandês (atualmente, a Rainha Isabel). O governador-geral age como o vice-rei da Rainha representante da Nova Zelândia e é geralmente visto como o chefe de estado de facto.

O Ato Constitucional 1986 determina que "O Governador Geral nomeado pelo Soberano é o representante Soberano na Nova Zelândia.". Não há termos específicos, mas por convenção o governador-geral serve por aproximadamente cinco anos. O título completo da posição é: O governador-geral e Comandante Chefe dentro e da Nova Zelândia.

A 10º Governadora Geral da Nova Zelândia, Dama Silvia Cartwright completou seu termo em 4 de agosto de 2006. Seu sucessor, Juiz Anand Satyanand, entrou para o cargo em 23 de agosto de 2006. Durante o interregno, a Chefe de Justiça Dama Sian Elias agiu como o Administrador do Governo.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.