Grande Ballroom

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Grande Ballroom
Grande Ballroom
Fachada em agosto de 2009
Localização 8952 Grand River Avenue, Detroit
 Michigan
 Estados Unidos
Coordenadas 42°21′53.4″N 83°07′42.5″W
Tipo Casa de espetáculos
Gênero Rock, Jazz
Reformação 1921, 1966
Encerramento 1972
Proprietário Russ Gibb
Capacidade 1 837
Website thegrandeballroom.com

Grande Ballroom é uma casa de shows histórica localizada na Av. Grand River em Detroit, Michigan. O prédio foi projetado pelo engenheiro Charles N. Agree em 1928 e originalmente serviu como um prédio para vários propósitos, sendo uma loja de varejo no térreo e uma enorme pista de dança no andar superior.[1]

Durante este período o Grande ficou famoso pelo seu ótimo piso de dança feito de madeira de lei, que tomava conta de quase todo o segundo andar.

Em 1966, foi adquirido pelo professor e DJ local, Russ Gibb. Gibb estava sob a influência de uma visita feita ao Fillmore Theatre em San Francisco, queria um lugar parecido em Detroit para acomodar música psicodélica e estrutura para os adolescentes do local. Gibbs trabalhou próximo ao principal ativista contra-cultura John Sinclair promovendo shows de bandas como MC5, The Thyme e The Stooges, que se apresentavam semanalmente.

Muitos outros artistas se apresentaram no Grande, incluindo Led Zeppelin, Janis Joplin, Pink Floyd, The Grateful Dead, Jeff Beck, Cream e The Who. Além desses nomes conhecidos do Rock, também contou com apresentações de artistas de Jazz como John Coltrane e Sun Ra.Essa época psicodélica e contracultural do Grande Ballroom foi largamente documentada pela fotógrafa Leni Sinclair.

Desde que Gibb fechou o local como sendo uma casa de rock em 1972, o prédio foi raramente utilizado e acabou ficando em um estado de ruínas. Em 2010 permaneceu inativo e foi aberto para reestruturação.

Notas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Grande Ballroom | Buildings of Detroit». web.archive.org. 1 de agosto de 2010. Consultado em 27 de outubro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]