Grande Mesquita do Sultão Qaboos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Grande Mesquita do Sultão Qaboos
Grande Mesquita do Sultão Qaboos
Estilo dominante Islão contemporâneo
Fim da construção 2001
Religião Ibadismo
Geografia
País Omã
Local Mascate

A Grande Mesquita do Sultão Qaboos é a mesquita mais importante do Sultanato de Omã.

Construção[editar | editar código-fonte]

Em 1992 o Sultão Qaboos determinou que o seu país de Omã que deveria ter uma Grande Mesquita. A concorrência para a sua concepção teve lugar em 1993 e depois de o Bausher foi escolhido como local de construção, as obras começaram em 1995. A construção, que foi realizada por Carillion Alawi LLC [1] demorou seis anos e quatro meses.

A mesquita foi construída a partir de 300 mil toneladas de arenito índio. A principal Musalla (sala de oração) é quadrada (dimensões externas 74,4 x 74,4 metros) com uma cúpula central subindo a uma altura de cinqüenta metros acima do chão. A cúpula e o principal minarete (de 90 metros) e quatro minaretes de acompanhamento (de 45,5 metros) são características visuais chefe da mesquita. A principal Musalla pode conter mais de 6.500 fiéis, enquanto a Musalla das mulheres pode acomodar 750 fiéis. O chão pavimentado exterior pode conter 8000 fiéis e há espaço adicional disponível no pátio interior e as passagens, que fazem uma capacidade total de até 20.000 fiéis.

Segunda maior tapete feito à mão do mundo e lustre[editar | editar código-fonte]

A característica principal do design do interior é o tapete de oração que cobre o chão da sala de oração. Ele contém, 1700 000 000 nós, pesa 21 toneladas e levou quatro anos para produzir, e reúne as tradições clássicas de design Tabriz, Caxã e Ispaã. Foram utilizados 28 cores em vários tons, a maioria obtida a partir de corantes vegetais tradicionais. É o segundo maior tapete de peça única no mundo. Este tapete de tecido à mão foi produzido pela Iran Carpet Company (ICC) por ordem da Divã da Corte Real do Sultanato de Omã para cobrir todo o piso do salão principal oração da mesquita. O tapete mede 70 × 60 metros, e cobre uma área de 4.343 metros quadrados do salão de oração, tudo em uma única peça. O lustre acima da sala de oração é de 14 metros de altura e foi fabricado pela empresa Faustig da Alemanha. A mesquita foi construída em um local que ocupa 416 mil metros quadrados e o complexo se estende a uma área de 40.000 metros quadrados. A Grande Mesquita recém-construída foi inaugurada pelo Sultão de Omã em 4 de maio de 2001.

Referências

  1. Oman Green Awards picks Carillion as 'Green Guardian' Arquivado em 13 de janeiro de 2014, no Wayback Machine. Omaninfo, 25 de junho de 2011

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Grande Mesquita do Sultão Qaboos