Ibadismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Países com mais de 10% de população muçulmana Verde: zonas sunitas, Vermelho: zonas xiitas, Preto: Ibaditas (Omã)

O Ibadismo ou Movimento Ibadita (ou, alternativamente, Abadismo ou Movimento Abadita[1]) é uma variante do Islão distinta do Sunismo e do Xiismo. Esta vertente é a forma predominante do islamismo no Omã e no território de Zanzibar, existindo comunidades de fiéis também na Argélia, na Tunísia, na Líbia e na África Oriental como um todo.

Acredita-se que a corrente ibadita seja uma das mais antigas escolas islâmicas, tendo sido fundada supostamente menos de 50 anos após a morte de Maomé. Alguns historiadores defendem que esta denominação se desenvolveu a partir da seita dos carijitas, surgida no século VII da Era Cristã, entretanto os ibaditas negam quaisquer relações com os carijitas.

Referências

  1. Machado, José Pedro. Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa.. 2.ª ed. Lisboa: Horizonte / Confluência, 1993. vol. I. ISBN 972-24-0842-9