Bairro Grandella

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Grandella)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Frente do Bairro Grandela, Estrada de Benfica

O Bairro Grandela é um bairro operário da primeira década do século XX, construído por Francisco de Almeida Grandella para alojar as famílias dos empregados dos Armazéns Grandella. Encontra-se situado em São Domingos de Benfica, Lisboa[1].

O bairro tem uma frente superior a 80m, virada para a Estrada de Benfica, com duas fachadas em forma de pórticos neoclássicos que rematam dois quarteirões com cerca de 90m de profundidade.

A organização do bairro traduzia a posição dos moradores nas empresas, sendo as casas com entrada pelas ruas exteriores do bairro destinadas aos empregados das categorias mais baixas e as com acesso a partir da rua central destinadas aos das categorias mais elevadas[2].

O conjunto, embora tendo sofrido ao longo do tempo alguma descaracterização em relação ao projecto inicial, foi classificado em 1984 como Imóvel de Interesse Público[3].

Na antiga escola do bairro está instalada uma das seções da Biblioteca-Museu República e Resistência da Câmara Municipal de Lisboa[4].

Referências

  1. Notícia do Correio da Manhã de 30 de abril de 2003.
  2. Bairro Grandella na página do Projeto Marcas das Ciências e das Técnicas Pelas Ruas de Lisboa.
  3. Decreto n.º 29/84, de 25 de junho.
  4. Espaço Grandella na página da Biblioteca Museu República e Resistência.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]