Gravatar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gravatar
Slogan "A Globally Recognized Avatar"
Proprietário(s) Automattic
Requer pagamento? Não
Cadastro Sim
País de origem  Estados Unidos
Idioma(s) vários
Desenvolvedor Automattic, Inc.
Endereço eletrônico gravatar.com

Gravatar, avatar reconhecido globalmente (em inglês, Globally Recognized Avatar), é um serviço de disponibilização de avatares via associação a endereços de correio eletrônico cadastrados, para uma variedade de sítios, inclusive os baseados em WordPress. Com o Gravatar, suas mensagens podem ser facilmente identificadas, em qualquer site que use o recurso, pela imagem que o represente e que você tenha cadastrado no sistema.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

No Gravatar, usuários podem registrar uma conta baseada em seu endereço de email, enviar uma imagem para ser usada como avatar e eassim ficar associada a sua conta. Plugins Gravatar estão disponíveis para softwares de blog, assim, quando visitantes publicarem comentários no blog, o software de blog verifica se o email possui uma conta no serviço do Gravatar. Se possuir, o Gravatar é mostrado no comentário do usuário.

O Gravatar é suportado nativamente no WordPress desde a versão 2.5 [1] e Redmine e para aplicações desde a versão 0.8 (2008-12-07).[2] O suporte ao Gravatar é também oferecido através de módulos para o Drupal.[3]

Um avatar Gravatar pode ter até 512 pixels de largura, é sempre no formato quadrado e mostrado por padrão nas dimensões de 80 por 80.[4] Se a imagem enviada para ser avatar, for maior que o necessário, o avatar é redimensionado. Cada Gravatar tem classificação etária, o que permite ao webmaster controlar o tipo de Gravatar que será mostrado em seu site.

Webmasters também pode configurar seu sistema para mostrar uma imagem gerada, o Identicon, quando o visitante não possuir um avatar atribuído a seu email.

Referências

  1. «Wordpress Codex — Using Gravatars». Codex.wordpress.org. Consultado em 10 de dezembro de 2009 
  2. «Redmine v 0.8RC1 Changelog». Redmine.org. Consultado em 10 de dezembro de 2009 
  3. «Drupal Gravatar Integration». Drupal.org. 24 de novembro de 2007. Consultado em 10 de dezembro de 2009 
  4. «Gravatar — How the URL is constructed». en.gravatar.com. Consultado em 10 de dezembro de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons

References[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.