Grupo Tata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Tata Group
Slogan "Improving the quality of life of the communities we serve"
Indústria Aço, chá, relógios de pulso, eletrônicos, automóveis, hotelaria, medicamentos, tecidos, software
Fundação Mumbai, Índia (1868)
Fundador(es) Jamsetji Tata
Empregados 289.500
Página oficial www.tata.com

O Grupo Tata é um conglomerado industrial Indiano fundado por Jamsetji Tata.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O Tata Group (Hindi: टाटा समूह) é uma transnacional localizada em Mumbai, Índia. Em termos de capitalização do mercado e das receitas, Tata Group é o maior grupo empresarial privado na Índia e tem sido reconhecida como uma das mais respeitadas empresas do mundo. Tem interesses em aço, automóveis, tecnologia da informação, comunicação, energia, chá e hotelaria. O Grupo Tata compreende 114 empresas e filiais em sete setores empresariais, 27 das quais estão listados publicamente. 65,8% da propriedade do Grupo Tata é realizada em fundos fiduciários.

As empresas que formam uma parte importante do grupo incluem a Tata Steel, Corus Steel, Tata Motors, Tata Consultancy Services, Tata Technologies, Tata Tea, Titan Industries, Tata Power, Tata Communications, Tata Teleservices, Tata AutoComp Systems Limited e do Taj Hotels.

O grupo leva o nome de seu fundador, Jamsetji Tata, e os presidentes do conglomerado são quase sempre membros da família. O atual presidente do grupo Tata é Ratan Tata, que assumiu a partir de 1991.

A pesquisa anual de 2009 pelo Reputation Institute classificou o Tata Group como a 11º empresa mais bem reputada em todo o mundo. A pesquisa incluiu 600 empresas globais.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]