Guarda Siochána

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guarda Siochána
Visão geral
Nome completo Garda Síochána na hÉireann (Guarda da Paz da Irlanda)
Nome comum Gardaí
Fundação 1923 (101 anos)
Tipo Força policial civil - polícia nacional
Subordinação Governo da República da Irlanda
Chefe Comissário da Guarda Siochána*
Estrutura jurídica
Legislação Garda Síochána (Temporary Provisions) Act 1923
Estrutura operacional
Sede da Garda em Phoenix Park
Sede Dublin
 Irlanda
Nº de empregados 14.411, aproximadamente
Página oficial
http://www.garda.ie
Emblema da corporação

A Guarda Siochána ou Garda Síochána na hÉireann (Guarda da Paz da Irlanda), conhecida também como Gardaí ("Guardas"), é a força policial nacional civil da República da Irlanda, com atribuições de polícia judiciária e polícia preventiva uniformizada. Tem a sua Central de Polícia localizada em Dublin, em Phoenix Park.

O seu efetivo é de 14.411 homens, mas, apenas 3.000 portam armas, dentre estes o pessoal de investigações (detetives) e os integrantes da unidade de operações especiais.

Segundo princípio que norteia a Guarda Siochána, ela se imporá não pela força das armas ou em número, mas pela autoridade moral, conquanto servidores do povo.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 1922 o governo provisório da Irlanda do Sul instituiu a Guarda Cívica para substituir os policiais britânicos integrantes da Royal Irish Constabulary.[1]

O Ato de 8 de outubro de 1923 (Garda Síochána Act), do governo do estado livre da Irlanda, transformou a Guarda Cívica na atual Guarda Siochána.

Em 1925, a Polícia Metropolitana de Dublin, criada em 1836, foi incorporada à Guarda atual, transformando-a na única força policial do país, com exceção da polícia militar, a polícia para as forças armadas.

Organização[editar | editar código-fonte]

Motociclista

A Guarda Siochána é dirigida pelo Comissário da Guarda, auxiliado por dois vice-comissários encarregados, respectivamente, da Diretoria de Estratégia e Recursos e da Diretoria de Operações, esta última destinada ao combate direto à criminalidade.[2]

Existem dez comissários adjuntos, seis com atribuições delimitadas por regiões e quatro com responsabilidades de âmbito nacional. O diretor de finanças não pertence ao quadro policial mas tem honras de comissário adjunto.

O país esta dividido em seis regiões policiais, cada uma dirigida por um comissário adjunto: Dublin, a região metropolitana e mais, Leste, Oeste, Norte, Sul e Sudoeste.

As divisões policiais, em número de vinte e cinco, são chefiadas por superintendentes-chefes. As divisões são subdivididas em distritos ou delegacias, dirigidas por superintendentes, auxiliados por inspetores. Subordinados às delegacias estão os subdistritos, chefiados por sargentos. O efetivo é constituído de policiais, chamados de guardas (garda).

Funcionários não policias são admitidos para as mais diversas funções administrativas, como contadores, motoristas, técnicos de informática, fotógrafos etc. A área da saúde é de responsabilidade do “Médico Chefe” (CMO – Chief Medical Officer).[3]

Viaturas[editar | editar código-fonte]

As viaturas são de cor branca, com adesivos azuis e amarelos e a insígnia da corporação.

Nos últimos anos têm sido adquiridos veículos de maior potência como o Ford Mondeo 2.5 V6.[4]

Viatura da Guarda Siochána
Viatura Opel Insignia Tourer com nova caracterização

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Guarda Siochána