Guerra da água (Bolívia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A guerra da água da Bolívia, também conhecida como guerra da água de Cochabamba, designa uma revolta popular que ocorreu em Cochabamba, a terceira maior cidade do país, entre janeiro e abril de 2000, contra a privatização do sistema municipal de gestão da água, depois que as tarifas cobradas pela empresa Aguas del Tunari (filial do grupo norte-americano Bechtel) dobraram.

Em 8 de abril, o presidente Hugo Banzer declarou estado de sítio. Os líderes do movimento foram presos e várias estações de rádio foram fechadas.[1]

O ciclo de protestos foi concluído em 20 de abril, quando, cedendo à pressão popular, o governo acabou por desistir da privatização, anulando o contrato de concessão de serviço público, firmado com a Bechtel, que deveria viger por quarenta anos. Em consequência, a prefeitura retomou o controle da água, e a lei 2029, que previa a privatização das águas do país, foi revogada.[2] .

Segundo a revista The Ecologist, em 2000, o Banco Mundial havia declarado que não renovaria um empréstimo de 25 milhões de dólares à Bolívia se o país não privatizasse seu serviço de abastecimento de água[3] .

Filmografia[editar | editar código-fonte]

O filme de Icíar Bollaín, com Luis Tosar e Gael García Bernal, También la lluvia (2011), conta a história de um diretor e um produtor que vão à Bolívia para realizar um filme sobre a chegada de Cristóvão Colombo na América e são surpreendidos por uma insurreição popular - a guerra da água.[4]

O documentário canadense The Corporation (2003), dirigido por Mark Achbar e Jennifer Abbott, também cita este acontecimento estre os abusos causados pelo capitalismo no mundo.

Referências

  1. Bolívia, por Almiro Petry (2008).
  2. (em francês) Rudel, Christian. La Bolivie. Karthala, 2006 pp 137-138.
  3. (em inglês) From Coca To Congress. Por Benjamin Blackwell. The Ecologist, 11 de novembro de 2002.
  4. (em espanhol) 'También la lluvia', a los Oscar. Por Rocío García. El País, 28 de setembro de 2010

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este sobre a Bolívia é um esboço relacionado ao Projeto América do Sul. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.