Gulnara Samitova-Galkina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gulnara Samitova-Galkina
campeã olímpica
Atletismo
Nome completo Gulnara Iskanderovna Samitova-Galkina
Modalidade 1500 m, 3000 m c/ obstáculos
Nascimento 9 de julho de 1978 (38 anos)
Naberezhnyye Chelny, URSS
Hoje:Rússia
Nacionalidade Russos russa
Medalhas
Jogos Olímpicos
Ouro Pequim 2008 3000m c/ obstáculos
Campeonatos Mundiais – Indoor
Bronze Budapeste 2004 1500 m

Gulnara Iskanderovna Samitova-Galkina (em russo: Гульнара Искандеровна Самитова-Галкина) (Naberezhnyye Chelny, 9 de julho de 1978) é uma corredora e campeã olímpica russa.

Em 2004, Gulnara conquistou a medalha de bronze na prova dos 1500 metros no Mundial Indoor de Budapeste. No mesmo ano, terminou na sexta colocação nos 5000 metros dos Jogos Olímpicos de Atenas.[1]

Quatro anos depois, ela conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Pequim, abaixando pela primeira vez o recorde mundial da prova para menos de 9 minutos - 8:58.81 - [2] e tornando-se a primeira campeã olímpica desta tradicional modalidade do atletismo masculino, que estreou na versão feminina nos Jogos nesta edição.

Em Londres 2012, depois de liderar sua eliminatória por 2000 metros mas chegar apenas em quinto lugar, classificando-se para a final apenas por tempo, Galkina abandonou a prova pelo meio, deixando o grupo de corredoras e saindo da pista mancando direto para o interior do estádio.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Athletics pictogram.svg Este artigo sobre um(a) atleta, integrado ao Projeto Desporto, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.