Hôtel des Mille Collines

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Hôtel des Mille Collines
Hôtel des Mille Collines
Entrada do Hôtel des Mille Collines
Empresa privada
Slogan The legacy of hospitality in Rwanda for more than 40 years
Atividade Hóteis
Fundação 1973
Sede Kigali, Ruanda
Proprietário(s) MIKCOR Hotel Holding
Website oficial https://www.millecollines.rw/

O Hôtel des Mille Collines ( pronúncia em francês: ​[otɛl dɛ mil kɔlin] ) é um hotel em Kigali, Ruanda . Ele se tornou famoso depois que 1.268 pessoas se refugiaram dentro do prédio durante o genocídio ruandês em 1994. A história do hotel e seu gerente na época, Paul Rusesabagina, foi mais tarde usada como base para o filme Hotel Ruanda, de Terry George, em 2004.

História[editar | editar código-fonte]

A companhia aérea belga Sabena construiu o Hôtel des Mille Collines em 1973 e pertenceu a eles durante o genocídio.[1] De acordo com o filme, Rusesabagina subornou o Exército Hutu com dinheiro e álcool para protegê-los e obter comida e água. A missão das Nações Unidas, governos estrangeiros e a Frente Patriótica de Ruanda exerceram pressão sobre as forças do governo de Ruanda para garantir a segurança das pessoas presas no complexo.

O hotel de quatro estrelas tem 112 quartos, um bar, um café, três salas de conferências, um restaurante, uma piscina e mais de um campo de tênis.[2][3]

Em 10 de agosto de 2005, a SABENA Hotels vendeu o Hotel des Mille Collines para o MIKCOR Hotel Holding[4] por US $ 3,2 milhões (cerca de RWF 1,8 bilhão).[5][6] Miko Rwayitare, o diretor administrativo do grupo MIKCOR, disse durante a entrega realizada no hotel na quinta-feira 16, que o grupo agora possui 89% do Hotel com 8,5% e 2,5% de propriedade do Ruanda Development Bank. (BRD) e o governo de Ruanda, respectivamente. Rwayitare é também o presidente executivo da Telecel International, uma empresa de comunicações.[7] Em abril de 2014,[8] Mickor Investment Holdings Ltd deixou a administração do hotel com a rede de Hotéis Kempinski[9] e foi renomeada como Hôtel des Mille Collines by Kempinski.[10] O hotel deixou a rede Kempinski dois anos depois, em 1º de abril de 2016, e retornou ao seu nome original.[8]

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

O hotel é o cenário do filme Hotel Ruanda, mas na verdade não aparece no filme, que foi filmado na África do Sul . O hotel, no entanto, aparece em 2005 no filme da HBO Sometimes in April e no filme canadense de 2007 Arquitetura da década de 1970, que foram filmados em Ruanda[11].

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Hôtel des Mille Collines