Ham (chimpanzé)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ham confinado a uma cápsula vital antes do vôo.

Ham, o chimpanzé (julho de 1956 - 19 de janeiro de 1983) foi um chimpanzé camaronês que atingiu o posto de primeiro hominídeo lançado no espaço sideral. Seu nome é o acrônimo de Holloman Aerospace Medical Center, o nome do laboratório que o preparou para missão da qual participou, localizado na Base Aérea de Holloman, Novo México.[1] [2] [3]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Ham nasceu em Julho de 1956, nos Camarões. Capturado por caçadores e transportado para Miami, Ham foi adquirido pela Força Aérea dos Estados Unidos e levado para a Base Aérea de Holloman.

Na base, havia cerca de quarenta chimpanzés candidatos a astronautas. Após os testes, o número passou para dezoito e depois para seis. Ham estava entre os seis selecionados, sendo conhecido oficialmente como Nº 65 até o seu retorno.

Últimos anos[editar | editar código-fonte]

Após seu primeiro voo, Ham viveu 17 anos no Zoológico Nacional, em Washington, DC, vindo a falecer naturalmente em 19 de janeiro de 1983, aos 27 anos.

Túmulo de Ham.

Após sua morte em 1983, o corpo de Ham foi entregue ao Instituto de Patologia das Forças Armadas para necropsia. Após a necropsia, o plano era tê-lo empalhado e ser colocado em exposição no Smithsonian, como os cães espaciais soviéticos Belka e Strelka. No entanto, este plano foi abandonado depois de uma reação pública negativa. Os restos mortais de Ham, menos o esqueleto, foram sepultados no Internacional Space Hall of Fame em Alamogordo, Novo México.

Referências

  1. Gray, Tara (1998). «A Brief History of Animals in Space». National Aeronautics and Space Administration. Consultado em 2008-05-12. 
  2. Haraway, Donna - Primate Visions: Gender, Race, and Nature in the World of Modern Science (New York: Routledge, 1989), 138.
  3. "The Nearest Thing", Time, 10 February 1961.
Ícone de esboço Este artigo sobre exploração espacial é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.