Haman Tabosa de Moraes e Córdova

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Haman Tabosa de Moraes e Córdova
Defensor Público-Geral Federal do  Brasil
Período 9 de novembro de 2011 até 15 de janeiro de 2016
Antecessor(a) Afonso Carlos Roberto do Prado (interino)
Sucessor(a)
Dados pessoais
Nascimento 23 de agosto de 1975
Brasília, Distrito Federal
Profissão Defensor Público Federal

Haman Tabosa de Moraes e Córdova (Brasília, 23 de agosto de 1975) foi defensor público-geral federal entre 9 de novembro de 2011 a 2013. Como dirigente máximo da Defensoria Pública da União (DPU), tem as atribuições de gestor institucional e representante do órgão judicial e extrajudicialmente. O defensor-geral também preside o Conselho Superior da Defensoria Pública da União.

Haman Córdova integra a carreira de defensor público federal desde 2006. Já atuou nas áreas cível e criminal no Rio de Janeiro e na capital federal. Ele também foi presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), eleito para mandato exercido entre 2007 e 2009, ano em que foi promovido para a 1ª Categoria da carreira.

Antes da nomeação para defensor-geral, desempenhou atividades de assessoria na Defensoria Pública-Geral da União, órgão da administração superior, como membro do Grupo de Trabalho Permanente de Assessoria Parlamentar e Políticas Institucionais (GTAPP) e do Grupo de Trabalho Permanente de Assessoria de Assuntos Internacionais (GTAI)[1]

A escolha para defensor público-geral federal se deu, inicialmente, pela inclusão de seu nome em lista tríplice eleita pelos defensores públicos federais de todo o Brasil. Depois, foi indicado pela presidente da República, Dilma Rousseff. No Senado, Haman Córdova participou de arguição pública na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Com parecer favorável desse colegiado, foi aprovado pela maioria absoluta dos senadores.

Referências

  1. DPU - Assistência Jurídica Internacional[1].

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]