Haplogrupo N (ADN-Y)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Haplogrupo N

Tempo de origem 10,000 anos[1]
Lugar de origem China[1]
Ancestral NO
Mutações definidas M231
Alta frequência Iacutos 75%, Nenets 75%, Finlandeses 60%, Países Bálticos 45% (McDonald 2005), Lapões 40%, Russos 20% (Malyarchuk 2004)
Ícone de esboço Este artigo sobre Genética é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Em genética humana, o haplogrupo N (ADN-Y) é um haplogrupo do cromossoma Y humano definido principalmente pela mutação M231, que deriva tal como o haplogrupo O, do haplogrupo NO. Encontra-se distribuido no Norte da Eurásia. Possíveis pontos de origem incluem sul-oeste da China, a partir do qual a população se espalhou tanto para a região do Báltico e para a Sibéria há cerca de 10.000 anos pela região do Altai. Este haplogrupo está dividido em vários ramos:[1]

  • O ramo dominante N-M46 encontra-se amplamente distribuído na Sibéria e no norte da Europa. Na sua extensão ocidental, a maior concentração encontra-se entre os finlandeses, letões e lituanos.
  • O N-L708 é o único ramo do N-M178, que foi encontrado a oeste dos Urais e o N-L550 é típico da região sul-báltica da lituania, bielo-russos e polacos. Além disso, encontra-se entre os escandinavos numa concentração inferior a um porcento nas Ilhas Britânicas.
  • O N-L1034 é típico nas amostras Húngara e indica o marcador Úgrico dentro N-M46.
  • A linhagem menos comum N-M128 apresenta uma distribuição dispersa na Ásia, com pequenas concentrações em áreas do Cazaquistão, Coréia e China.
  • O ramo N-P43 inclui dois grupos, um na área de Ural-Volga e outra mais a leste. A população do ramo indiferenciado N1* encontra-se amplamente distribuída em níveis baixos de ocorrência com uma fraca concentração no Camboja e sul da China.
  • O haplogrupo N também foi encontrado em concentração moderada na Europa Oriental e em baixa concetração na Anatólia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Haplogrupos do cromossoma Y humano

cromossoma Y comum a todos os homens
A
BT
B CT
DE CF
D E C F
G H IJK
IJ K
I J LT K2
L T MS P NO
M S Q R N O
R1 R2
R1a R1b

Referências

  1. a b c Y DNA Haplogroups ISOGG pág. web visitada a 28 de setembro de 2913