Harrods

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Harrods
Harrods storefront.jpg
Tipo: Privada
Gênero: Loja de departamentos
Fundada: 1834
Fundador: Charles Henry Harrod
Localização: Londres, Inglaterra
Industria: Varejo
Produtos: Qualidade/estilo de vida
Empregados: mais de 5.000
Proprietário: Qatar Holding
Website: www.harrods.com

A Harrods é a mais luxuosa e exclusiva loja de departamentos do mundo, localizada na rua Brompton Road, Knightsbridge, Londres. Ocupa uma área de 5 acres e tem 90.000 m² de espaço de venda, sendo a maior loja da capital inglesa. O lema da Harrods é Omnia Omnibus Ubique - "Todas as coisas, Para todas as pessoas, Em todo lugar". Muitos de seus departamentos, incluindo o sazonal departamento de Natal e o Food Hall (restaurantes de várias cozinhas), são famosos em todo o mundo.

História[editar | editar código-fonte]

Harrods em 1909.

Harrods foi estabelecida em 1834 na então pobre área de East End, antes do reinado da Rainha Vitória. Em 1835, Alexandre Henry Harrod, um mercante de chá e comerciante por atacado de secos e molhados, começou a administrar sua loja oposta a sua casa em Stepney. Harrod estava preocupado com a epidemia de cólera varrendo Londres e conheceu um comerciante que estava tentando se livrar do aluguel de um armazém em Knightsbridge. A loja mudou-se em 1849 para um então semi-rural Brompton Road.

Enquanto Knightsbridge desenvolvia-se, muitas lojas adjacentes foram compradas pela Harrods. Em 1880, cem pessoas já estavam contratadas. Mohamed Al-Fayed, comprou a loja em 1985 por £ 615 milhões, e a vendeu por £ 1,5 bilhões em maio de 2010 para a Qatar Holding que é a atual dona da Harrods. Entre seus melhores clientes, estiveram Oscar Wilde, Lilly Langtry, Ellen Terry, Nöel Coward, Sigmund Freud e A. A. Milne, bem como muitos membros da realeza britânica.

Acontecimentos marcantes[editar | editar código-fonte]

  • 1861 - Harrods passa por uma transformação, quando o filho de Harrods, Charles Digby Harrod, assume.
  • 6 de dezembro de 1883 - Um incêndio destrói os edifícios do armazém, dando a oportunidade à família Harrod de reconstruir numa escala maior.
  • 1912 - Harrods abre sua primeira e única agência estrangeira em Buenos Aires, Argentina. A loja, que, há anos, não mais se encontra em funcionamento, foi modelada através da Harrods de Knightsbridge. Continuou a ficar associada com a loja original até 1950, quando os setores se tornaram diversos.
  • 1959 - Harrods é comprada pela House of Fraser
  • 1983 - Uma bomba, implantada pelo IRA, mata seis pessoas.
  • 1985 - A loja foi comprada por Mohamed e por seu irmão, Ali al-Fayed, por 615 milhões de libras esterlinas. Desde então, o espaço de venda tem sido aumentado para incluir previamente áreas de depósito e de estafe de auxiliares nos andares de base e de topo.
  • 1994 - House of Fraser e Harrods separam-se. Harrods permanece como posse da família Fayed, enquanto que a House of Fraser tem suas ações na Bolsa de Valores de Londres.
  • 2010 - Mohamed Al-Fayed vende a loja para o grupo Qatar Holding.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligação externa[editar | editar código-fonte]