Hector Servadac

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hector Servadac
Heitor Servadac

Heitor Servadac e seus companheiros.
Autor(es) Júlio Verne
Idioma francês
País França
Série Les voyages extraordinaires
Editora Portugal RBA
Lançamento 1877
Cronologia
Michel Strogoff
As Índias Negras

Hector Servadac (ou Heitor Servadac) é um livro do escritor francês Júlio Verne, publicado em 1877.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Os franceses Heitor Servadac, capitão do Estado Maior, e a sua ordenança Ben-Zouf, encontram-se em serviço na Argélia, quando, na madrugada de 1 de Janeiro de 18.., após um fenómeno natural de grande escala, dão por si numa "Terra" muito alterada: o seu peso diminuiu (mas não a sua massa); o movimento aparente do Sol passou-se a realizar em sentido inverso (de ocidente para oriente); a atmosfera tornou-se rarefeita; o dia solar passou a durar apenas seis horas; a temperatura de ebulição da água desceu para quase metade; etc.

Depois de encontrarem mais alguns sobreviventes, e de uma viagem de circum-navegação, descobriram que não se encontram sobre a Terra, mas antes sobre um cometa que roçara o planeta Terra, mais especificamente sobre a região do Mar Mediterrâneo, e que este resgatara a partir da sua força de atração gravítica, a atmosfera e minúsculas fracções dos continentes Europeu e Africano.

Um dos sobreviventes, o astrônomo Palmyrin Rosette, determinou os elementos keplerianos (5 quantidades, da mecânica celeste, que definem uma órbita) do cometa, batizado por este de Gália, ficando os sobreviventes a saber que este cometa voltaria a cruzar-se com a Terra dois anos depois.

Este livro conta as aventuras destes "astronautas involuntários" através do sistema solar até ao seu regresso ao planeta Terra.

Localização[editar | editar código-fonte]

Os protagonistas deste romance de Júlio Verne desembarcaram-se no penhasco de La Mola, em Espanha, como anuncia uma placa comemorativa no local[1].

Referências

  1. El País. «34 faros espectaculares». 11 de Novembro de 2016. Consultado em 11 de Novembro de 2016 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Hector Servadac
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.