Henry MacRae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Henry MacRae
Henry MacRae (1921)
Nome completo Henry Alexander MacRae
Outros nomes Henry McRae
Nascimento 29 de agosto de 1876
Toronto, Ontário, Canadá
Nacionalidade Canadá Canadense
Estados Unidos Estadunidense
Morte 2 de outubro de 1944
Beverly Hills, Los Angeles, Califórnia, EUA
Ocupação cineasta
roteirista
produtor cinematográfico
Atividade 1912-1944
IMDb: (inglês)

Henry Alexander MacRae (29 de agosto de 18762 de outubro de 1944[1]) foi um cineasta, roteirista e produtor nascido no Canadá e radicado na indústria cinematográfica estadunidense. Trabalhou principalmente durante a era do cinema mudo, em muitos seriados, a grande maioria para a Universal Pictures. Um dos pioneiros do cinema hollywoodiano provenientes do Canadá, MacRae tem sido creditado devido às muitas inovações que ofereceu à produção cinematográfica, incluindo a iluminação artificial de interiores, o aeoliphone (máquina de produção de sons do vento), a dupla exposição e as tomadas noturnas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Henry MacRae nasceu em Toronto, Ontário, no Canadá. Radicou-se ao cinema estadunidense, e atuou como diretor entre 1912 e 1933, em mais de 130 filmes, a maioria na era silenciosa. O primeiro filme que dirigiu foi A Heart in Rags, em 1912,[2] para a Selig Polyscope Company. Depois dirigiu alguns filmes para a Bison Motion Pictures[3] e vários seriados para a Universal Pictures, como o seriado The Trey o' Hearts, de 1914, e Lloyd of the C.I.D., o último seriado a dirigir, em 1932.

Além de muitos Westerns, seriados e filmes de aventura, ele dirigiu a primeira co-produção Thai-hollywoodiana, Miss Suwanna of Siam, em 1923.[4]

Seu primeiro filme sonoro foi o seriado Tarzan the Tiger, para a Universal Pictures, em 1929. Dirigiu também westerns estrelados por Hoot Gibson e Tom Mix. Sua última direção foi em 1933, no filme Rustlers' Roundup,[5] com Tom Mix.

Entre suas mais de 70 produções cinematográficas também figuram diversos seriados, entre eles The Radio Detective (1926), The Green Hornet (1940) e Flash Gordon Conquers the Universe (1940). O último seriado a produzir foi Mystery of the River Boat, para a Universal Pictures, em 1944. Nos anos 1960, muitos de seus seriados foram reeditados como filmes e veiculados na televisão.

Na roteirização, foram mais de 30 filmes que ele escreveu ou co-escreveu, entre eles os seriados The Dragon's Net, em 1920, e The Phantom Rider, em 1936, ambos para a Universal Pictures.

MacRae faleceu em Beverly Hills, Los Angeles, e está sepultado no Forest Lawn Memorial Park, em Glendale.[6]

Filmografia parcial[editar | editar código-fonte]

Cartaz do filme Behind the Lines, de 1916, dirigido por MacRae.
Anúncio do seriado The Trey o' Hearts, dirigido por MacRae em 1914.
Anúncio do seriado Liberty, A Daughter of the USA (1916), dirigido por MacRae.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • HERMES, Othniel. Henry MacRae. Bellum Publishing, 2012

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]