Hidráulica Moinhos de Vento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hidráulica Moinhos de Vento
Tipo Público
Estilo dominante Eclético
Início da construção 1927
Inauguração 1928
Geografia
Localidade Avenida 24 de Outubro s/nº, Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS

A Hidráulica Moinhos de Vento é um prédio histórico da cidade brasileira de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Encontra-se situada no tradicional bairro Moinhos de Vento.

Apesar de ainda ser designada pelo antigo nome pela população, sua denominação oficial é "Estação de Tratamento de Água Moinhos de Vento do DMAE" (Departamento Municipal de Água e Esgotos).

História[editar | editar código-fonte]

No ano de 1904, construiu-se a Hidráulica Guaibense (Hydráulica Guaybense na grafia da época) pela companhia privada de mesmo nome, a qual captava água do lago Guaíba e a distribuía, sem tratamento algum, para a população da cidade.

Em 1927, uma empresa norte-americana, Ulen and Company, começou a erguer o atual prédio da Hidráulica, inaugurado oficialmente no ano seguinte pelo então prefeito Alberto Bins. De arquitetura inspirada no Palácio de Versalhes e em seus jardins, o prédio ocupa um terreno de seis hectares e possui traços ecléticos positivistas.[1] Atrás dele, estão localizados os tanques da estação.

A grande torre hidráulica foi desativada em 1969 e, durante muito tempo, sua caixa d'água conseguiu abastecer os grandes prédios da área central de Porto Alegre.

Desde 15 de dezembro de 1986, quando do aniversário de 25 anos do DMAE, a Hidráulica abriga centro cultural.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Hidráulica Moinhos de Vento