Hierarquia dos resíduos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A hierarquia dos resíduos.
Recycling symbol.svg

A hierarquia dos resíduos é um conceito usado na gestão de resíduos sólidos, que consiste na identificação das estratégias básicas e de suas respectivas importâncias para o sequenciamento de resíduos. De acordo com a hierarquia, a prevenção de resíduos, ou redução, encontra-se no topo, logo é o fato mais importante. É seguida da reutilização, da reciclagem e por fim, da recuperação, sendo o aterro sanitário a última opção sugerida para a destinação dos resíduos sólidos.

A aplicação do conceito leva não só a uma gestão mais eficiente dos resíduos, como cria novas oportunidades de negócios que envolvam a optimização do processo de tratamento de resíduos, fomentando assim um movimento geral na hierarquia, e evitando com isso a deposição em aterros sanitários.

Os três R'S[editar | editar código-fonte]

  • Reduzir: diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos é essencial. Os consumidores devem adorar hábitos de consumo saudáveis como adquirir produtos que realmente serão utilizados e que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacos de pano para fazer suas compras diárias, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis.
  • Reutilizar: utilizar várias vezes o mesmo produto ou a mesma embalagem. Com um pouco de imaginação e criatividade podemos aproveitar sobras de materiais para outras funções, como exemplo: garrafas de plástico/vidro para armazenamento de líquidos e recipientes diversos para organizar os materiais de escritório. Reformas de qualquer natureza se encaixam nesse princípio.
  • Reciclar: transformar o resíduo, antes inútil, em matérias-primas para a fabricação de novos produtos é um benefício tanto para o aspecto ambiental como energético. Exigir programas de reciclagem dos governos locais - e principalmente participar deles - é a melhor forma de exercer esta ideia.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre ambiente é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.