Redução na fonte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Reduzir a produção de resíduos na origem é um dos pontos fundamentais de uma boa estratégia de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Equilibrar as reais necessidades, com a produção de resíduos menos nocivos, assim como evitar o recurso a materiais de difícil aproveitamento ou valorização, é um dos pontos essenciais. As industrias são incentivadas a aumentar a sua eficiência, reduzindo assim gastos desnecessários, e no ciclo de consumo doméstico, são integrados novos conceitos como o re-uso de matérias-primas, evitando assim não só uma excessiva produção de novos resíduos, como diminuindo a quantidade produzida neste ciclo.

Com a redução economizam-se recursos naturais. Em última análise, menos materiais deverão ser reciclados ou enviados para aterros sanitários ou instalações de combustão de resíduos, aumentando assim o período de vida das instalações finais de deposição de resíduos, a diminuição das necessidades de incineração, a poupança de matéria prima e de energia e do custo de tratamento de resíduos.[1][2][3]

A indústria tem incentivos económicos para a prática de redução na fonte. Quando as empresas fabricam os produtos com menos embalagem, estão a comprar menos matérias-primas. A diminuição dos custos de produção pode significar uma maior margem de lucro, podendo dessa forma apresentar produtos mais baratos, aumentando assim as potenciais vendas.[4][5]

Os consumidores podem igualmente colaborar com a redução de resíduos, comprando produtos em maior quantidade, com menos embalagens ou embalagens reutilisaveis.[6][7]

É um pilar importante no âmbito de uma gestão integrada de resíduos sólidos, em especial nos capítulos das tecnologias limpas..[8][9]

Referências

  1. «Redução, Reutilização e Reciclagem». paginas.fe.up.pt. Consultado em 01 de Março de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «Reduce & Reuse». www.epa.gov. Consultado em 01 de Março de 2010  Texto " Reduce, Reuse, Recycle " ignorado (ajuda); Texto " US EPA " ignorado (ajuda); Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. «Gestão de Resíduos Sólidos». www.confagri.pt. Consultado em 01 de Março de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «Reduce & Reuse». www.epa.gov. Consultado em 01 de Março de 2010  Texto " Reduce, Reuse, Recycle " ignorado (ajuda); Texto " US EPA " ignorado (ajuda); Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. «Case Studies by Industry». www.pca.state.mn.us. Consultado em 01 de Março de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  6. «Tip 1». www.epa.gov. Consultado em 01 de Março de 2010  Texto " Consumer's Handbook for Reducing Solid Waste " ignorado (ajuda); Texto " Wastes " ignorado (ajuda); Texto " US EPA " ignorado (ajuda); Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  7. «Household Waste Reduction Tips». www.clearwater-fl.com. Consultado em 01 de Março de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  8. «WWVerde - Brasil». www.ufpel.tche.br. Consultado em 26 de junho de 2009 
  9. «-- PVC --». www.institutodopvc.org. Consultado em 26 de junho de 2009 
Ícone de esboço Este artigo sobre ambiente é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.