Saltar para o conteúdo

Hipertiroidismo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 23: Linha 23:


== Sintomas ==
== Sintomas ==
* Hiperatividade
* Hiperatividade (pénis)
* Intolerância ao calor
* Intolerância ao calor
* Crescimento exagerado das extremidades
* Crescimento exagerado das extremidades

Revisão das 14h45min de 26 de setembro de 2013

Hipertireoidismo
Hipertiroidismo
Triodotironina (T3, na figura) e tiroxina (T4) são as duas formas do hormônio tireoidiano.
Especialidade endocrinologia
Classificação e recursos externos
CID-10 E05
CID-9 242.9
OMIM 603373, 609152
DiseasesDB 6348
MedlinePlus 000356
eMedicine med/1109
MeSH D006980
A Wikipédia não é um consultório médico. Leia o aviso médico 

Hipertiroidismo ou hipertireoidismo é uma doença da glândula tireóide, que se caracteriza pela hiperfunção da glândula tiróide com consequente tirotoxicose. Tirotoxicose é o resultado clinico, fisiológico e bioquímico resultante do excesso de hormonas tiroideias: tetraiodotironina ou tiroxina(T4), triiodotironina (T3) ou ambos. Geralmente os doentes com hipertiroidismo têm tirotoxicose mas o contrário nem sempre se verifica. O excesso destes hormônios em circulação faz com que o organismo encontre-se com oferta excessiva destes. O hormônio tireóide é importante a nível celular, afetando praticamente todo tipo de tecido no corpo humano.

Em excesso, ele tanto estimula em excesso o metabolismo quanto exacerba os efeitos do sistema nervoso simpático, causando aceleração de vários sistemas corporais e sintomas que se parecem como uma sobredose de epinefrina (adrenalina). Podem ocorrer uma variedade de manifestações clínicas como taquicardia, perda de peso, nervosismo e tremores.

As principais causas do hipertireoidismo são a doença de Graves, a autonomia da tireóide e um aumento de hormônios tireoidianos como consequência de medicamentos.

Em casos extremos de uma crise de superfunção ameaçadora da vida fala-se de uma "crise tireotóxica" (sinônimo para tireotoxicose). O contrário do hipertireoidismo, a falta de hormônios tireoidianos, é conhecido como hipotireoidismo.

Sintomas

  • Hiperatividade (pénis)
  • Intolerância ao calor
  • Crescimento exagerado das extremidades

Sinais

Diagnostico

  • É necessária a dosagem dos níveis séricos de TSH e T4. É comum o achado de níveis baixos de TSH associado a níveis normais de T4 (hipertiroidismo subclínico). No caso de hipertiroidismo por aumento de secreção de TSH (hipertiroidismo central, ou hipofisário) encontram-se níveis altos de T4 associado a níveis normais ou altos de TSH.

Ver também

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Link FA