Saltar para o conteúdo

Hondschoote

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hondschoote
  Comuna francesa França  
Símbolos
Brasão de armas de Hondschoote
Brasão de armas
Localização
País  França
Região Altos da França
Departamento Norte
Características geográficas
Área total 23,66 km²
População total (2018) [1] 4 156 hab.
Densidade 175,7 hab./km²
Altitude máxima 19 m
Altitude mínima 0 m
Código Postal 59122
Código INSEE 59309

Hondschoote é uma comuna do departamento do Nord, na França. Em 2010 a comuna tinha 4 156 habitantes (densidade: 175,7 hab./km²).[1]

O moinho Noordmeulen data de 1127 e outro moinho de vento, o Spinnewyn foi restaurado em 1993. A igreja remonta ao século XIV, a sua torre foi concluída em 1513 mas foi queimada durante a Reforma Protestante em 1582. Foi restaurada no início do século XVII, sendo um grande edifício, considerando que Hondschoote é cidade pequena. No centro da cidade estão várias construções antigas, nomeadamente a Câmara Municipal.

Na Idade Média, Hondeschoote fazia parte do Condado da Flandres, e posteriormente dos Países Baixos Burgúndios e dos Países Baixos Espanhóis. Uma cidade próspera, tinha milhares de pequenas oficinas de pano de linho. Mas, no século XVI, quando os exércitos franceses atacaram o exército espanhol, batalhas ocorreram em Hondschoote, sendo que os franceses queimaram e saquearam a cidade. Os teceleiros de Hondeschoote fugiram como refugiados ao que é hoje a Inglaterra e a Bélgica.

A batalha de Hondschoote ocorrida em 1793 foi um evento chave para salvar a República Francesa, após a Revolução. O rei inglês enviou um exército para capturar através Flandres de Dunkerque para livrar o país de uma invasão pelo porto dos revolucionários. Os invasores estrangeiros foram espancados por voluntários do exército francês, em uma feroz batalha patriótica próximo de Hondeschoote, o moinho de vento foi utilizado como estação de primeiros socorros.

Referências

  1. a b «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre a França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.