Hospital Militar - Convento de São João de Deus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Hospital Militar – Convento de São João de Deus localiza-se no Alentejo, na cidade e sede de concelho de Elvas, distrito de Portalegre, em Portugal[1].

Este convento foi o primeiro da sua ordem religiosa em Portugal e servia de Hospital Militar, principalmente durante o período da Guerra da Restauração, altura em que D. João IV ordenou a construção de vários hospitais militares nas principais praças do país.

No dia da Batalha das Linhas de Elvas o hospital contava com 10 religiosos com a capacidade de atender 350 doentes. No entanto, é necessário sublinhar que a Praça de Elvas esteve sitiada desde o dia 22 de Outubro de 1658 até ao dia 14 de Janeiro de 1659 – dia da batalha.

Em 2014, o Hospital Militar – Convento de São João de Deus foi integrado num novo projeto do Ministério da Defesa Nacional, criado com o apoio do Turismo de Portugal, chamado Turismo Militar, que apresenta roteiros históricos baseados em heróis portugueses.

Referências

  1. «CM Elvas | Convento de São João de Deus». Consultado em 17 de março de 2015. Arquivado do original em 2 de abril de 2015 


Ícone de esboço Este artigo sobre um hospital ou uma instituição de saúde é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.