Humbucker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O chamado "humbucker" é uma variedade de captador para guitarras e baixos elétricas, permitindo melhorar a captação de som sem os ruídos até então registrados.

Ao final da década de 1940 a tradicional fabricante de instrumentos musicais Gibson já possuía grande reputação por suas guitarras e também pelos seus captadores P-90. No início da década seguinte, o então presidente da empresa, Ted McCarty, contratou dois engenheiros para o desenvolvimento de um tipo de captação que não produzisse ruído.

Seth Lover e Walt Fuller apresentaram, em 1955, um novo tipo de captador: duas bobinas que, quando ligadas em paralelo, ou fora de fase, cancelavam (buck) os ruídos (hum), dando origem ao nome humbucker.[1]

Esse equipamento e muito usado por bandas de rock e metal como Iron Maiden, AC/DC, entre outras, esse equipamento quando ligado a um amplificador com Overdrive produz uma espécie de distorção bem pesada.

Estrutura do humbucker.
Humbucker PAF.
Captador humbucker (esq.) e dois captadores simples (dir.) em uma guitarra elétrica.
Humbucker coaxial ("stacked" = empilhado) com formato e dimensões semelhantes a de um captador single coil.

Referências

  1. Gibson Guitar (10 de novembro de 2007). «Bucking the Hum and Making History: Gibson's Hallowed Patent Applied For Humbuckers». Gibson Guitar. Consultado em 2 de setembro de 2014. 
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre eletrônica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.