ILOVEYOU

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

ILOVEYOU, às vezes nomeado Love Letter, foi um vírus de computador que afetou mais de 50 milhões de computadores Windows em 5 de maio de 2000. Seu nome oficial é "LOVE-LETTER-FOR-YOU.txt.vbs" (sendo essa última extensão .vbs escondida por padrão pelo Windows) e sua abreviação é ILOVEYOU. O vírus teve origem nas Filipinas, e espalhou-se via e-mail.[1] O worm danificava a máquina local e mandava uma cópia de si mesmo para todos os contatos do usuário no Outlook.

Ao executar o arquivo, que tratava-se de um script em Visual Basic disfarçado de uma carta de amor vinda de um conhecido, o programa sobrescrevia arquivos no computador do usuário, como arquivos do pacote Microsoft Office, arquivos de áudio, imagens, entre outros.

O malware teve origem nos arredores de Manila, espalhando-se primeiramente para Hong Kong, depois para a Europa, e finalmente aos Estados Unidos, ao passo em que trabalhadores abriam seus emails em uma sexta-feira de manhã.[2][3] O dano causado pelo software é estimado em US$5.5–8.7 bilhões,[4][5] e sua remoção dos sistemas de computadores ao redor do mundo custou cerca de US$15 bilhões.[6] Dentro de dez dias, mais de 50 milhões de computadores foram infectados,[7] e estima-se que o vírus tenha afetado 10% dos dispositivos conectados à rede mundial de computadores.[5] O Pentágono, a CIA, o Parlamento Britânico e grandes empresas decidiram suspender completamente seus serviços de email em reação à ameaça.[8]

Notas e referências

  1. «Vírus ILOVEYOU». informatica.hsw.uol.com.br. Consultado em 22 de março de 2012 
  2. «'Love bug' hacker is Pandacan man, 23» 
  3. «'ILOVEYOU' e-mail worm invades PCs». 4 de maio de 2000. Cópia arquivada em 27 de dezembro de 2008 
  4. «ILOVEYOU». WHoWhatWhereWhenWhy.com. Consultado em 26 de maio de 2008 
  5. a b http://bi.gazeta.pl/im/7/5140/m5140197.pdf
  6. «MSN.com - Hotmail, Outlook, Skype, Bing, Latest News, Photos & Videos». tech.ca.msn.com. Arquivado do original em 27 de outubro de 2011 
  7. Gary Barker (14 de maio de 2000). «Microsoft May Have Been Target of Lovebug». The Age [ligação inativa] 
  8. British parliament shut down their mail systems to prevent damage Arquivado em 23 de Setembro de 2007 no Wayback Machine.