Igreja de Santa Catarina (Calheta)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de Santa Catarina, fachada.
Igreja de Santa Catarina, porta lateral, magnifico trabalho em basalto.
Igreja de Santa Catarina, nave central.
Igreja de Santa Catarina, interior.

A Igreja de Santa Catarina é uma igreja portuguesa localizada na vila e concelho da Calheta, ilha de São Jorge, arquipélago dos Açores.

Esta actual igreja Matriz da vila da Calheta na Ilha de São Jorge, é de construção posterior, a 1639, pois a 8 de Janeiro desse ano, um grande incêndio destruiu a primeira que remontava ao século XVI.

O cronista micaelense Frei Agostinho de Monte Alverne (OFM) descreve esse incêndio, dizendo que tudo se queimara à excepção do Corporal e da Hóstia Consagrada. Daqui o compromisso da Câmara Municipal da Calheta, em 1664, de comemorar o acontecimento, com procissão, missa cantada e sermão. Os encargos com essa comemoração seriam assegurados nos testamentos do Capitão-mor Bartolomeu Pereira e do seu neto, o Padre José Soares de Sousa.

Até 1664, a igreja Matriz, não teve baptistério, porquanto só nesse ano o levantamento do mesmo foi ordenado pelo visitador Padre António Pires de Serpa.

Após aquele incêndio; a igreja construída em substituição foi levantada em sitio menos exposto ao mar e onde anteriormente tinha havido uma capelinha de Santa Catarina destruída por uma erupção vulcânica. É de supor que tal construção se iniciasse ainda no meado do século XVII, porque as obras levadas a efeito foram de rectificação, devendo então o frontispício do templo ter avançado alguns metros. Nessas, obras, houve a preocupação de tornar o adro com dimensões bastantes para procissões em volta do templo.

Demoraram as mesmas muitos anos, só ficando completas no ano de 1763.

A torre apresenta um relógio de quatro mostradores.

no seu interior destaca-se a Capela-mor em talha dourada, as imagens da sua padroeira; uma de escultura primitiva do século XVI e outra do século XVII e um valioso condelabro.

São ainda de dignos de nota os seus portões em cantaria, decorados ao gosto do barroco açoriano.

Corria o ano de 1980 outro grande terramoto que desta vez afectou várias ilhas dos Açores e causou na ilha Terceira praticamente a destruição da cidade de Angra do Heroísmo, (permitindo no entanto a reconstrução desta cidade de modo exemplar ao ponto de Angra ter sido considerada Património Mundial) da UNESCO, voltou a igreja de Santa Catarina a ser danificada seriamente.

Novamente foram necessárias obras de restauro e o templo só voltou a abrir ao culto em 1991.

Num patamar dos degraus que existem nas traseiras da igreja foi construído o Império do Espírito Santo da Calheta.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Jornal Açores, 1955.
  • Açores, Guia Turístico 2003/2004, Ed. Publiçor.
  • São Jorge, Açores, Guia do Património Cultural. Edição Atlantic View – Actividades Turísticas, Lda. Dep. Legal n.º 197839/03. ISBN 972-96057-2-6, 1ª edição, 2003.