Igreja de Santa Quitéria de Meca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Igreja de Santa Quitéria

A Igreja de Santa Quitéria, ou Basílica de Santa Quitéria, é uma igreja localizada no Largo de Santa Quitéria de Meca, na localidade de Meca, concelho de Alenquer, em Portugal. Este exemplo de arquitectura religiosa está classificado como Imóvel de Interesse Público, desde 1949, pelo Decreto n.º 37 366, DG n.º 70, de 5 de abril de 1949. A construção da igreja data do final do século XVIII, com o patrocínio de Dona Maria I. Junto à greja localiza-se um adro onde se realizam as festividades da vila. Nela se presta o culto a Santa Quitéria. Segundo a lenda, em 1238, uma imagem da santa terá aparecido na zona. No local da actual igreja estava erguida uma ermida onde se prestava culta à santa. Foi desenhada por Mateus Vicente.

A planta é em cruz latina precedida por galilé. No seu interior existem retábulos de mármore onde aparecem representações variadas. Existem também medalhões e uma capela-mor onde se representa a vida e martírio da santa. Possui um órgão datado de 1816 construído por António Xavier Machado e Cerveira e actualmente inoperacional. Algumas telas de Pedro Alexandrino estão também presentes, nomeadamente no tecto e a obra "Ceia do Senhor".

O corpo central da igreja é semelhante ao da Basílica das Carmelitas Descalças do Coração de Jesus, também da autoria de Mateus Vicente. Existem também semelhanças com a Basílica da Estrela e outras igrejas localizadas em Lisboa, como na Baixa Pombalina, assim como com o Convento de Mafra.

No exterior, na fachada, existe uma placa com a inscrição: "Basílica de Santa Quitéria - Meca - Terminada 1799 - Igreja Matriz 1847 - Mon.I.P. 1949 - A imagem de Santa Quitéria apareceu na Quinta de S. Brás em 1238 - 750 anos depois Santa Quitéria esteve em cada lugar da Paróquia durante uma semana em actividade pastoral em que participaram todo o povo Cristão, o bispo D. José Policarpo, as irmãs Franciscanas e o Pároco P. Dr. Inácio F. Belo"

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.