Igreja de Santo Eugénio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde julho de 2012).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Igreja da Encarnação.

A Igreja de Santo Eugénio do Bairro da Encarnação é a igreja do bairro da Encarnação, em Lisboa. Fica no cimo da Alameda da Encarnação.

As origens da Paróquia remontam a meados do século XX, numa altura em que a dimensão do Bairro da Encarnação era bem menor e rodeado por quintas.

A 18 de Junho de 1950, o Cardeal Cerejeira celebrou a cerimónia do lançamento da 1.ª pedra da Igreja, dizendo na altura que “esta Igreja será presença de Roma no nosso Portugal”. Esta frase tinha, efectivamente, uma razão de ser. Isto porque a Igreja seria consagrada a Santo Eugénio, em louvor ao nome de Baptismo de Sua Santidade o Papa Pio XII (Eugénio Pacelli).

Ao mesmo tempo, em Roma, estava a ser construído um outro templo, também em homenagem ao onomástico do Papa, onde figura uma Capela, construída por portugueses, a Nossa Senhora de Fátima.

Assim, a 2 de Junho de 1951, este templo foi dedicado a Santo Eugénio, no mesmo dia que em Roma era consagrada a já referida Igreja ao mesmo Santo.

Conforme foi escrito nos jornais da época, o novo templo, caracteriza-se pelas linhas sóbrias e elegantes, figurando no altar-mor a imagem de bronze de Santo Eugénio, também ele Papa, oferecida por Sua Santidade.

O fresco realizado pelo pintor Lino António que cobre o fundo da capela-mor tem representado a Sagração de Eugénio Pacelli, como bispo (que depois seria Pio XII), a aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos em Fátima, a canonização do Beato João de Brito e a proclamação do Dogma da Assunção de Nossa Senhora.

Será também de referir que o primeiro Prior da Nossa Paróquia foi o Padre Armindo dos Santos Duarte.

Actualmente a Paróquia já ultrapassa os limites do Bairro da Encarnação, chegando às piscinas dos Olivais e ao Ralis.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]