Ilha Hooker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ilha Hooker
Остров Гукера
Ilha Hooker
Posto de correios na ilha
Ilha Hooker está localizado em: Rússia
Ilha Hooker
Localização na Rússia
Coordenadas: 80° 14' N 53° 2' E

Localização na Terra de Francisco José
Geografia física
País  Rússia
Localização Oblast de Arkhangelsk
Arquipélago Terra de Francisco José
Ponto culminante 576 m
Área 459.8  km²
Geografia humana
População 0 (-)
Densidade 0 hab./km²

Mapa da parte sudeste da Terra de Francisco José

A ilha Hooker (em russo: остров Гукера; Ostrov Gukera) é uma ilha desabitada, mas também das ilhas mais importantes da Terra de Francisco José. Fica na zona central do arquipélago. Pertence administrativamente ao oblast de Arkhangelsk, no norte da Rússia.

O ponto mais alto da ilha Hooker tem 576 m de altitude. Há um rio na parte sem glaciares da ilha conhecido como rio Helena.

O cabo nordeste da ilha Hooker, Mys Alberta Markgama, recebeu o nome de Sir Albert Hastings Markham; el cabo nororiental se chama Mys Lyuis Pul. O cabo mais a oeste é chamado Mys Dandy e a sudoeste é Mys Ugol'nyy. O cabo mais meridional é Mys Sesil Kharmswort.

No lado ocidental há uma baía numa zona sem glaciares, a baía Tikhaya (Бухта Тихая, 80° 20′ N, 52° 47′ L). Uma grande colónia de aves marinhas estabeleceu-se perto desta baía, na Skala Rubini (Скала Рубини, rocha Rubini, 80° 18′ N, 52° 50′ L), uma formação rochosa espetacular na margem da ilha Hooker, local habitado por muitas aves.

Referências

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em castelhano cujo título é «Isla Hooker».
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.