Ilha das Couves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para a ilha pertencente ao município próximo de São Sebastião, veja São Sebastião (São Paulo)#Ilha dos Gatos e das Couves.
Ilha das Couves
23° 25′ S, 44° 51′ O[1]
Geografia física
País  Brasil
 São Paulo
Localização Enseada de Picinguaba
Ponto culminante 160[1] m
Área 0,58[2]km²

A ilha das Couves é uma ilha brasileira pertencente ao município de Ubatuba, litoral norte do estado de São Paulo.[3] Apresenta área de 58 hectares e está localizada a 2,3 quilômetros da costa.[2] De propriedade particular e habitada por uma família de caseiros,[2] Couves está sujeita a bruscas mudanças climáticas. A ilha apresenta uma orla de costões rochosos e encostas com vegetação rasteira e flora típica de Mata Atlântica.

Suas águas do entorno contém rica fauna marinha, a qual inclui salemas, budiões, frades, garoupas e arraias. A ilhota raramente recebe a visita de baleias.

Referências

  1. a b Adm. do IGG (1955). Revista do Instituto Geográfico e Geologico, Volumes 13-16. [S.l.]: Edit. IGG 
  2. a b c Ricardo Sartorello (2010). «Ilhas do litoral norte do litoral de São Paulo: paisagem e conservação» (PDF). Universidade de São Paulo (USP). Consultado em 3 de junho de 2016. 
  3. Affonso Antonio Freitas (1906). Geographia do estado de São Paulo. [S.l.]: Escolas Profissionaes Salesianas. 155 páginas 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.