Ilha de Tinharé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ilha de Tinharé
Geografia física
País  Brasil
Cairu, Bahia Bahia
Localização Oceano Atlântico
Arquipélago Arquipélago de Cairu
Riovalença.jpg
Parte da ilha vista de um avião.
Praia da Argila, em Gamboa, Ilha de Tinharé.

A ilha de Tinharé localiza-se no município de Cairu, no litoral do estado brasileiro da Bahia, com cerca de 400 km2 e quatro povoados: Morro de São Paulo, Garapuá, Gamboa e Galeão.

É conhecida desde 1531, quando Martim Afonso de Sousa avistou, dando o nome de Tynharéa. Em 1630, foi construído um forte para defender a capital baiana e o Recôncavo Baiano. Logo após, foi construída uma capela à Nossa Senhora da Luz, em Morro de São Paulo, e também a Igreja de São Francisco Xavier, em Galeão [1].

No morro de São Paulo, o povoado de Tinharé é acessível via catamarã ou barco a partir do rio que passa pelo município de Valença. Vizinha encontra-se a ilha de Boipeba, ambas pertencentes ao município de Cairu.

A ilha oferece belas praias, onde se encontram restaurantes com comidas típicas da Bahia, principalmente frutos do mar. Existem diversas pousadas e hotéis, além de lojas de artesanato local, constituindo-se em um dos pontos turísticos mais visitados da região Nordeste do Brasil pelas suas praias, coqueirais e povoados com características culturais tradicionais, além de matas, morros e rios da Mata Atlântica.


Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Bahia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.