Incursões castelhanas em Wight

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

As incursões castelhanas em Wight foram uma série de ataques perpetrados pelo exército castelhano durante as Invasões Castelhanas da Inglaterra, que ocorreram durante o reinado de Henrique II de Castela contra o Reino da Inglaterra. No total, foram dois ataques realizados pela Coroa de Castela contra a ilha de Wight, ambos resultando no saque e destruição da ilha, deixando as populações civis devastadas pelo ataque. O Reino da França apoiou Castela nesta campanha, pois ambos os reinos estavam em estado de guerra com a Inglaterra devido à Guerra dos Cem Anos.

Desenvolvimento do conflito[editar | editar código-fonte]

Após a batalha de La Rochelle, a frota inglesa ficou destroçada, e portanto, o controle do Canal da Mancha passou para as mãos castelhanas. Enrique II, aproveitando essa superioridade naval sobre a Inglaterra, decidiu empreender uma invasão naval às costas da Grã-Bretanha para atacar, incendiar e saquear as populações costeiras, e assim o fez. Em 1374, Ambrosio Bocanegra morre e Fernando Sánchez de Tovar o sucede como Almirante de Castela.

Primeira incursão[editar | editar código-fonte]

Em 1374, o recém-nomeado almirante de Castela, Fernando Sánchez de Tovar, recebeu ordens para navegar em direção à Inglaterra com 20 galeras, às quais depois se juntou uma frota francesa sob o comando do almirante francês Jean de Vienne. Essa dupla frota empreendeu uma incursão contra a Ilha de Wight, localizada ao sul da cidade de Southampton. A invasão foi um sucesso, os soldados franco-castelhanos conseguiram saquear completamente a ilha e outras populações do sul da Inglaterra.[1][2][3][4]

Segunda incursão[editar | editar código-fonte]

Após a primeira incursão, as costas da Inglaterra ficaram novamente devastadas, mas não foi até a terceira invasão castelhana que a Ilha de Wight voltou a ser palco de um encontro entre castelhanos e ingleses. A segunda incursão em Wight ocorreu em agosto de 1377, onde a ilha ficou novamente arrasada.[5][2] Após o ataque, a frota combinada hispano-francesa continuou com a campanha pela Grã-Bretanha.

Referências

  1. Lopes, Fernão (1988). The English in Portugal, 1367-87: Extracts from the Chronicles of Dom Fernando and Dom João (em inglês). [S.l.: s.n.] Consultado em 20 de novembro de 2023 
  2. a b Togores, Luis E. (30 de setembro de 2021). «El día que los españoles invadieron Inglaterra» (em espanhol). Consultado em 16 de novembro de 2023  Parâmetro desconhecido |sitioweb= ignorado (|website=) sugerido (ajuda)
  3. babor, Todo a (15 de abril de 2015). «Cuando era costumbre ir a Inglaterra de vacaciones» (em espanhol). Consultado em 6 de março de 2024  Parâmetro desconhecido |sitioweb= ignorado (|website=) sugerido (ajuda)
  4. ROJO PINILLA, JESÚS ÁNGEL. CUANDO ÉRAMOS INVENCIBLES 2: DUEÑOS DEL MUNDO. [S.l.: s.n.] ISBN 8494392360 
  5. Lopes, Fernão; Lomax, Derek W. (1988). The English in Portugal, 1367-87: Extracts from the Chronicles of Dom Fernando and Dom João (em inglês). [S.l.]: Oxford University Press. ISBN 978-0-85668-341-1. Consultado em 23 de março de 2024