Saltar para o conteúdo

Ingaí: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Lépton (discussão | contribs)
Reversão de 2 edições de 189.80.151.114 para a última edição de Ródi (Huggle)
Linha 62: Linha 62:
O nome Ingaí teve sua origem graças ao nome de uma árvore que de acordo com relatos era abundante na região,a árvore do ingá,que é muito encontrada proxima de rios ou riachos,alem de ter uma fruta com um sabor muito doce.
O nome Ingaí teve sua origem graças ao nome de uma árvore que de acordo com relatos era abundante na região,a árvore do ingá,que é muito encontrada proxima de rios ou riachos,alem de ter uma fruta com um sabor muito doce.



No dia 20 de outubro do ano da graça de 1931, às 16:00 horas (mais ou menos) choveu muito forte em Ingaí e caiu um raio na casa do senhor Severino, atingindo também a Igreja, derrubando a parede do fundo onde estava o altar-mor, além de outras coisas inclusive um quadro de São Sebastião pintado em uma tabua.Queimou também todo o pequeno arquivo e as alfaias.
Ao passar a chuva foi rezado um terço em reparação.
No outro dia o senhor Francisco Nepomuceno avisou o +Padre Frederico Bangder (SCJ de Lavras) do acontecimento e ele veio logo em seguida.Fizeram uma limpeza na igreja, celebrou se uma missa e o padre pediu que reconstruíssem a parede e fez a compra de novos paramentos.
Sempre admirado com o tamanho dos adobes de que a Igreja era construída e do acontecimento, nesta missa o +Padre Frederico fez a promessa de construir uma fogueira dedicada a São João Batista, daquela data em diante, para que livrasse a comunidade dos raios, que em outras ocasiões já haviam até matado pessoas.A primeira fogueira foi erguida no dia 23 de junho de 1932.
Em 1933, quando realizou se a 2ª fogueira, o Senhor Otávio de Junqueira Miranda comprou a imagem de São João Batista para a comunidade.A imagem veio pela estação Férrea de Paulo Freitas, levada para a casa do senhor Bié, no local denominado Capão das Flores.No dia 22 de junho de 1933 o povo foi esperá-la na entrada da vila, vindo em procissão até a igreja.
A festa de São João Batista é realizada todos os anos entre os dias 14 e 24 de junho (dia dedicado ao Santo).A grande fogueira é queimada na passagem do dia 23 para o dia 24 de junho, anunciando o nascimento do glorioso santo.

para saber mais sobre o assunto, acesse:

www.uniblog.com. br/paroquiasaosebastiaodeingai


==Geografia==
==Geografia==

Revisão das 23h11min de 14 de maio de 2009

 Nota: Se procura pela árvore, veja Ingá-mirim.
Ingaí
  Município do Brasil  
Hino
Gentílico ingaiense
Localização
Localização de Ingaí em Minas Gerais
Localização de Ingaí em Minas Gerais
Localização de Ingaí em Minas Gerais
Ingaí está localizado em: Brasil
Ingaí
Localização de Ingaí no Brasil
Mapa
Mapa de Ingaí
Coordenadas 21° 24' 03" S 44° 55' 01" O
País Brasil
Unidade federativa Minas Gerais
Municípios limítrofes Lavras, Itumirim, Carmo da Cachoeira e Luminárias
Distância até a capital 230 Km km
História
Fundação 30 de dezembro de 1962
Administração
Prefeito(a) Giuliano Ribeiro Pinto (PTB, 2009–2012)
Características geográficas
Área total 305,005 km²
População total (est. IBGE/2008 [1]) 2,574 hab.
Densidade 8,4 hab./km²
Clima Tropical de altitude
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [2]) 0,759 alto
PIB (IBGE/2005 [3]) R$ 25.369 mil
PIB per capita (IBGE/2005 [3]) R$ 9 933,00

Ingaí é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.

História

Existem relatos historicos de que INGAÍ ja era povoado na segunda metade do seculo 17,as primeiras casas surgiram por volta de 1775 por liderança do padre e paroco Inácio Franco Torres. Em 1846 tornou-se distrito de Lavras,em agosto de 1890 aconteceu o famoso incidente apos a municipalidade,um serio desacordo entre os moradores do ainda povoado conchecido como arraial da ponte. Um grupo de 14 moradores mais elitizados liderados pelo capitão Francisco pinto de souza resolveram sair do arraial e foram se instalar num novo local conhecido com aliança,construiram uma igreja no novo local e as pessoas começaram a construir as suas casas e mais tarde ficou conhecido como Pinherinho e a matriz como de sao sebastião ,pois a criação do povoado se concretizou no dia 20 de janeiro (dia do martire sebastião). Com o desenvolvimento do local familias se mudaram do antigo arraial da ponte para o povoado do pinherinho que mais tarde pertenceria ao municipio de Itumirim.

Significado do nome

O nome Ingaí teve sua origem graças ao nome de uma árvore que de acordo com relatos era abundante na região,a árvore do ingá,que é muito encontrada proxima de rios ou riachos,alem de ter uma fruta com um sabor muito doce.


No dia 20 de outubro do ano da graça de 1931, às 16:00 horas (mais ou menos) choveu muito forte em Ingaí e caiu um raio na casa do senhor Severino, atingindo também a Igreja, derrubando a parede do fundo onde estava o altar-mor, além de outras coisas inclusive um quadro de São Sebastião pintado em uma tabua.Queimou também todo o pequeno arquivo e as alfaias. Ao passar a chuva foi rezado um terço em reparação. No outro dia o senhor Francisco Nepomuceno avisou o +Padre Frederico Bangder (SCJ de Lavras) do acontecimento e ele veio logo em seguida.Fizeram uma limpeza na igreja, celebrou se uma missa e o padre pediu que reconstruíssem a parede e fez a compra de novos paramentos. Sempre admirado com o tamanho dos adobes de que a Igreja era construída e do acontecimento, nesta missa o +Padre Frederico fez a promessa de construir uma fogueira dedicada a São João Batista, daquela data em diante, para que livrasse a comunidade dos raios, que em outras ocasiões já haviam até matado pessoas.A primeira fogueira foi erguida no dia 23 de junho de 1932. Em 1933, quando realizou se a 2ª fogueira, o Senhor Otávio de Junqueira Miranda comprou a imagem de São João Batista para a comunidade.A imagem veio pela estação Férrea de Paulo Freitas, levada para a casa do senhor Bié, no local denominado Capão das Flores.No dia 22 de junho de 1933 o povo foi esperá-la na entrada da vila, vindo em procissão até a igreja. A festa de São João Batista é realizada todos os anos entre os dias 14 e 24 de junho (dia dedicado ao Santo).A grande fogueira é queimada na passagem do dia 23 para o dia 24 de junho, anunciando o nascimento do glorioso santo.

para saber mais sobre o assunto, acesse:

www.uniblog.com. br/paroquiasaosebastiaodeingai

Geografia

Sua população estimada em 2004 era de 2.543 habitantes.Cidade referencia em qualidade de vida.Rica em belezas naturais como serras,canion,cachoeiras e o rio grande que corta o territorio do municipio.


Referências

  1. «Estimativas da população para 1º de julho de 2008» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de agosto de 2008. Consultado em 5 de setembro de 2008 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  3. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.