Saltar para o conteúdo

Insuficiência adrenal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Insuficiência adrenal ou insuficiência suprarrenal é uma síndrome endócrina definida como déficit de produção, pelas glândulas suprarrenais, do hormônio cortisol, que é o principal glicocorticoide em humanos As glândulas suprarrenais produzem diversos hormônios, a saber:

Insuficiência adrenal primária

[editar | editar código-fonte]

A insuficiência adrenal primária (por destruição das glândulas suprarrenais) também é conhecida como doença de Addison.

Nesta situação, como o problema está na glândula em si, a secreção dos três tipos de hormônios se reduz. O déficit de cortisol faz com que a secreção de ACTH hipofisária aumente em uma tentativa infrutífera de aumentar o cortisol. Assim, a proopiomelanocortina (POMC), polipeptídeo precursor do ACTH) é secretada em maior quantidade. Além de precursor do ACTH, a POMC é precursora do MSH (hormônio estimulador de melanócitos), o que provoca melanodermia (aumento significativo de melanina na pele, com o decorrente escurecimento da pele, em determinadas áreas).

Insuficiência adrenal secundária

[editar | editar código-fonte]

A queda da atividade do eixo hipotalamo-hipofisário por qualquer motivo pode provocar um déficit de ACTH e, portanto, uma insuficiência secundária da produção de cortisol. Nesse caso, a glândula suprarrenal é normal, e a produção de aldosterona não é afetada (pois ela não depende da hipófise, mas do sistema renina-angiotensina).

Pode-se também observar uma insuficiência secundária na produção de cortisol em razão da ingesta prolongada de corticoides, que suprimem a produção de ACTH. Para a produção eficiente de cortisol é preciso que haja secreção de ACTH.

Tumores de hipófise, cirurgias hipofisárias e a radioterapia cerebral, assim como a ingesta crônica de fármacos contendo corticoides (em comprimidos, gotas, cremes ou soluções por via nasal) e a suspensão abrupta dessas medicações, podem produzir deficiência de ACTH e, portanto, insuficiência suprarrenal secundária.[1]

Os sintomas são ligados ao déficit de cortisol e aldosterona, provocando fuga de água e sal pelos rins, e incluem notadamente:

Referências

  1. «Los pacientes que reciben cronicamente corticoides pueden presentar insuficencia suprarrenal em situaciones de estrés» (PDF). Consultado em 6 de agosto de 2012. Arquivado do original (PDF) em 18 de abril de 2012