Isabel de Noronha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Isabel de Noronha, filha do 2º conde de Abranches, foi uma nobre portuguesa. Teve como donativo de D. João II, em 17 de Maio de 1493, vinte espadins de ouro, como consta dos cento e sete mandados dirigidos a Ruy Gil Magro, os quais se guardam no maço 2º da 1º parte do corpo Chronologico.

Estes donativos em dinheiro eram frequentes no tempo de D. João II, bem como dádivas de vestuário ou prendas ricas, mesmo a pessoas de alta jerarquia" (artigo do jornal O Comércio do Porto, 3 de Maio de 1902, "O Camareiro" de Silex).

Nas "Memórias dos Grandes de Portugal", diz-se: "D. Isabel teve entre outros filhos, Luiz de Mendonça, cuja Casa passou para a sua neta D. Isabel de Mendonça. (hoje Condes de Val de Reis - Duques de Loulé).

Dados genealógicos[editar | editar código-fonte]

Filha de:

Casou com:

  • António de Mendonça, o "Chús", Comendador de Veiros, Serpa, Cano e Moura, na Ordem de Aviz, etc., filho de Nuno Furtado de Mendoça, Aposentador-Mor do Rei D. Afonso V, etc., e de D. Leonor da Silva, a "Coitada"; neto paterno de Afonso Furtado de Mendoça, Anadel-Mor dos Besteiros, etc., e de D. Constança Nogueira; neto materno de Fernão Martins do Carvalhal, Alcaide-Mor de Tavira, e de D. Ouroana Pereira de Figueiredo.

Tiveram:

  • João de Mendonça Furtado que foi 21.º Governador da Índia, comandante da Fortaleza de Chaul, Capitão de Malaca e que morreu na batalha de Alcácer-Quibir. Casado com Joana de Aragão.
  • Luís de Mendonça.