Ishmael Beah

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ishmael Beah
Data de nascimento 23 de novembro de 1980 (35 anos)

Ishmael Beah (Mattru Jong, Bonthe, Serra Leoa, 23 de novembro de 1980[1] ) é uma ex-criança soldado Serra-leonese, autor do livro de memórias, A Long Way Gone: Memoirs of a Boy Soldier.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Chegou aos Estados Unidos em 1998. Concluiu o ensino médio na United Nations International School em Nova Iorque. Em 2004, graduou-se em Ciência política.

Membro do Human Rights Watch Children's Rights Division Advisory Committee, falou várias vezes na ONU, para o Council on Foreign Relations e para o Center for Emerging Threats and Opportunities. Vive em Nova Iorque.[2]

Ishmael Beah é o autor de A Long Way Gone: Memoirs of a Boy Soldier, uma autobiografia que conta a sua experiência como criança soldado na Guerra Civil de Serra Leoa.[3] No livro, ele conta o que viveu desde que foi capturado e treinado pelos rebeldes para combater os soldados da Frente Revolucionária Unida. Inicialmente, ele achava repulsivo o que os chamados "rebeldes" faziam, matar pessoas sem motivo, mas o livro mostra a transformação de Ishmael em um assassino cruel, obrigado a cometer todo tipo de atrocidades e a matar para sobreviver. O livro mostra a crueldade e sofrimento de um menino-soldado que perdeu tudo, mas conseguiu voltar a ser alguém, apesar de todos os seus erros.[4]

Referências

  1. "Youth leadership profiles". Consult. 12 de janeiro de 2010. 
  2. Andrew Gumbel (24 de janeiro de 2007). "Long march to normal life for a former child soldier". The New Zealand Herald. Consult. 15 de novembro de 2014. 
  3. Hilary S. Kayle (30 de maio de 2013). "BEA 2013: Ishmael Beah: After War". Publishers Weekly. Consult. 15 de novembro de 2014. 
  4. James Pitkin (14 de fevereiro de 2007). "Ishmael Beah—An ex-child soldier's trip from Sierra Leone's war to a Starbucks bookshelf". Willamette Week. 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ishmael Beah
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.