Israel Shamir

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Israel Shamir

Israel Shamir é um escritor, colunista da Internet e jornalista antissionista. De origem russa, ele nasceu em Novosibirsk, na Sibéria, e emigrou para Israel em 1969. Lá, trabalhou como jornalista e tradutor. Seus artigos sobre a ocupação da Terra Santa pelo sionismo estão reunidos no sítio eletrônico www.israelshamir.net e em três livros: Galilee Flowers,[1] Cabbala of Power e Masters of Discourse,[2] também disponíveis em francês, espanhol, italiano, alemão e russo. Em 2004, ele abraçou a fé cristã ortodoxa, sendo batizado na Igreja Ortodoxa de Jerusalém e Terra Santa pelo arcebispo Theodosius Attalla Hanna. Shamir (60) vive atualmente em Jaffa e viaja frequentemente a Moscou e Estocolmo.

Em uma entrevista para a revista Tablet, Normam Finkelstein declarou que "ele [Shamir] inventou toda sua hstória de vida. Nada do que ele diz sobre si mesmo é verdade". Seguindo a mesma linha, a revista Searchlight publicou uma matéria onde afirma que Shamir foi registrado na Suécia em 1984 e, em 1992, ganhou a cidadania sueca. Ainda de acordo com a revista, ele deixou a Suécia e foi pra Rússia, e só então, em 1993, foi para Israel. Ele era conhecido como Jöran Jermas de 2001 até 2005, antes de mudar seu nome para Adam Ermash, apesar de continuar usando o nome "Israel Shamir" como penname.

Ele também foi criticado por militantes palestinos, como Ali Abunimah e Hussein Ibish, que em 2001 divulgaram um e-mail onde afirmavam que "desde cedo alguns dos escritos de Shamir nos deram a impressão de serem mais do que críticas a Israel e ao Sionismo, que cruzavam a linha em direção ao anti-semitismo implícito". Eles pediram "a todos os nossos amigos no movimento por direitos dos palestinos" que "considerassem os efeitos dos escritos de Shamir, que incluem elementos tradicionais da retórica anti-semita européia" na causa palestina.

Shamir também é conhecido por ser um negador do Holocausto e por defender que "a Palestina não é o objetivo final dos judeus", sendo apenas um passo na "busca judaica por dominação mundial".


Livros[editar | editar código-fonte]

  • L’Autre Visage d’Israël, Al Qalam (2 août 2004)
  • Pardes, une étude la Kabbale, Al Qalam, 2005.
  • Flowers of Galilee (en anglais), Dandelion 2004, ISBN 1-893302-78-4.
  • Shamo 14 (en allemand), Egmont Manga & Anime GmbH (31 juillet 2005)
  • Rosa Luxemburg (en allemand), Promedia Verlagsges. Mbh (31 mars 2005)
  • Blumen aus Galiläa (en allemand), Promedia Verlagsges. Mbh (31 mars 2005)
  • (en francés)[1]Notre-dame des Douleurs, Booksurge(avril 2006)ISBN 1419636235
  • Our Lady of Sorrow (en anglais), Booksurge. (2006)ISBN 1419608355

Referências

  1. BookSurge Publishing, 2005
  2. BookSurge Publishing, 2008

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.