Issam Sartawi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Issam Sartawi
Issam Sartawi
Issam Sartawi (1979)
Nascimento 1935
Acre, Mandato Britânico da Palestina
Morte 10 de abril de 1983 (48 anos)
Albufeira, Portugal

Dr Issam Sartawi (em árabe: عصام السرطاوي; (Acre, 1935Albufeira, 10 de abril de 1983) foi um político da Palestina, activista da OLP. Ele foi assassinado a 10 de abril de 1983.

Histórico médico[editar | editar código-fonte]

Issam Sartawi fez um curso na universidade em Bagdá, graduando-se em medicina, antes de se especializar em cardiologia e obter seu MD nos Estados Unidos.

Assassinato[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 1983, o líder socialista português Mario Soares convidou formalmente a OLP a enviar um observador ao congresso de abril de 1983 da Internacional Socialista em Sydney. O fervorosamente pró-israelense primeiro-ministro trabalhista da Austrália, Bob Hawke, objetou fortemente ao convite da OLP; e o congresso da SI foi apressadamente transferido para Albufeira, Portugal. Sartawi foi selecionado pela OLP como seu representante nesta reunião em Portugal. Como o SI contava tanto o Partido Trabalhista de Israel quanto a OLP como membros, esperava-se que tal encontro pudesse promover o processo de paz no Oriente Médio.

Em 10 de abril de 1983, Sartawi foi baleado e morto no saguão do Hotel Montechoro, em Albufeira, Portugal. O atirador escapou. O assassinato de Sartawi (mais tarde reivindicado pela Organização Abu Nidal) foi testemunhado pelo secretário-geral da SI, Bernt Carlsson, e foi assumido como tendo sido realizado para frustrar os esforços de paz de Carlsson.


Foi assassinado à porta de um hotel, em Areias de São João, Albufeira (Algarve, Portugal) em 1983, durante um encontro da Internacional Socialista.

[1] [2][3]

Referências

  1. "Never at a Loss for Words", TIME, 1983-04-18
  2. Issam Sartawi Center for the Advancement of Peace and Democracy
  3. (em português) "O Assassínio de Issam Sartawi. O Atentado Terrorista Árabe de Montechoro em 1983 e a Questão da Segurança versus Posição Geo-Estratégica da Região Algarvia", Bento, André Neves (1999), (Albufeira: Racal Clube) (2001)