Iucateque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Iucateque

Maya t’aan

Falado(a) em: México, Guatemala, Belize
Total de falantes: 700.000
Família: Maiano
 Iucatecano
  Yucatec-Lacandon
   Iucateque
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: myn
ISO 639-3: yua

Iucateque ou iucateco é uma das línguas indígenas da América do tronco maia, falada na Península do Iucatão no México, no norte do Belize e em partes da Guatemala. Permanece como a primeira língua de muitos habitantes dos estados mexicanos de Quintana Roo, Campeche e Iucatão. É comumente conhecida como maya ou maia e muitos linguístas usam o termo maya yucateco para distingui-la de outras línguas maias.

Escrita[editar | editar código-fonte]

A língua Iucateque usa o alfabeto latino sem as letras F, G, H, Q, V, Z; sem as consoantes C e H isoladas (só existem nas formas ch, ch’). Há ainda as formas k’, p’, t’, ts’ e o apóstrofo. São usadas as 5 vogais a, e, i, o, u e suas formas longas (duplas) aa, ee, ii, o, u; e os ditongos ay, ey, ou.

Amostra de texto[editar | editar código-fonte]

Tuláakal wíinik ku síijil jáalk'ab yetel keet u tsiikul yetel Najmal Sijnalil, beytun xan na'ata'an sijnalil yetel no'oja'anil u tuukulo', k'a'abet u bisikuba bey láaktzilil yetel tuláakal u baatzile'.

Português

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

(Artigo 1 – Declaração Universal dos Direitos Humanos)

Referências externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.