J. Manuel Nazareth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2017).
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
J. Manuel Nazareth
Nascimento 1942
Évora, Portugal
Nacionalidade Portuguesa
Escola/tradição Universidade de Évora Universidade Nova de Lisboa
Principais interesses Demografia
Ecologia Humana
Estudos de População

Joaquim Manuel Pantoja Nazareth (Évora, 1942) é Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, instituição da qual foi Director, tendo também sido Vice-Reitor da Universidade.

É um dos demógrafos portugueses mais importantes e representativos e um dos cientistas sociais mais relevantes da Universidade Nova de Lisboa e um dos seus primeiros professores catedráticos, onde fez vários discípulos nas áreas de Demografia e de Ecologia Humana, tendo uma obra escrita publicada muito numerosa na área da Demografia: é considerado, habitualmente, uma das maiores referências académicas e científicas do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em Junho de 1976, passou a integrar, como colaborador externo, o Gabinete de Investigação e Acção Social, a convite de Adérito Sedas Nunes. É na revista deste Gabinete – a Análise Social (uma referência incontornável na História das Ciências Sociais em Portugal) – e na Revista Economia e Sociologia (ISESE – Évora),que foi publicada grande parte dos seus artigos de natureza metodológica e científica.Em Novembro de 1982 (até Dezembro de 1986), em conjunto com Adérito Sedas Nunes e Mário Murteira, integrou a equipa encarregada da transformação do Gabinete de Investigação e Acção Social, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, desempenhando as funções de investigador-coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Leccionou, na UNL, Demografia, Prospectiva e Ecologia Humana e dirigiu o Mestrado e o Certificado Internacional em Ecologia Humana da NOVA. Foi membro do Conselho Directivo do Instituto Nacional de Estatística e Gestão de Informação - ISEGI, sediado na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Leccionou também na Universidade de Évora, tanto na licenciatura em Sociologia como nos Mestrados em Sociologia e Ecologia Humana.

Ao longo da sua carreira académica acompanhou e orientou dezenas de estudantes de várias gerações e níveis de ensino: licenciatura, mestrado e doutoramento.

Está ligado a projectos nacionais e internacionais na área da Demografia, Prospectiva e Ecologia Humana. Presentemente, é investigador do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade da Universidade do Porto – CEPESE.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]