Adérito Sedas Nunes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Adérito Sedas Nunes
Adérito Sedas Nunes
Ministro(a) de Portugal Portugal
Período V Governo Constitucional
  • Ministro da Coordenação Cultural
    e da Cultura e Ciência
Dados pessoais
Nascimento 1928
Morte 1991 (63 anos)

Adérito de Oliveira Sedas Nunes (Lisboa, 1928Lisboa, 1991), foi um cientista social, professor universitário e político português.

Ensinou no então Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (actual Instituto Superior de Economia e Gestão) da Universidade Técnica de Lisboa, na Academia Militar, no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, na Universidade Nova de Lisboa e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Colaborador na 1ª série da Revista Análise Social (1963), edição trimestral do Gabinete de Investigações Sociais então sediado no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras - UTL -, foi subdiretor desta publicação a partir da 2ª série (1972-), fundador do actual Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (1981, por transformação do referido Gabinete de Investigações Sociais), sendo um dos pioneiros da institucionalização da Sociologia em Portugal, com Mário Murteira: "em Portugal a sociologia, enquanto campo disciplinar, começou a emergir, justamente, a partir da economia — num movimento que Mário Murteira acompanhou de perto, enquanto colaborador próximo de Adérito Sedas Nunes e colaborador também da Análise Social desde o seu primeiro volume."(V. Emília Margarida Marques, Análise Social, Vol. XLIII (3.º), 2008 (n.º 188), pp. 655–658.) Ocupou o cargo de Ministro da Coordenação Cultural e da Cultura e Ciência no V Governo Constitucional (1979-1980).

Foi casado com a escritora Maria Velho da Costa.

Funções governamentais exercidas[editar | editar código-fonte]

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

Leone, Carlos, Portugal Extemporâneo, vol. 2, INCM, Lisboa, 2005.

Filomena Mónica, Maria, org., Antologia Sociológica de Adérito Sedas Nunes, ICS, Lisboa, 2000.

Estêvão Ferreira, Nuno, A Sociologia em Portugal: da Igreja à Universidade, ICS, Lisboa, 2005.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.