Pedro Lynce

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Pedro Lynce
Ministro(a) de Flag of Portugal.svg Portugal
Período XV Governo Constitucional
  • Ministro da Ciência
    e Ensino Superior
Antecessor Mariano Gago
Sucessor Graça Carvalho
Dados pessoais
Nascimento 6 de fevereiro de 1943 (76 anos)
São Sebastião da Pedreira, Lisboa, Portugal
Partido PSD

Pedro Augusto Lynce de Abreu de Faria GOIH (Lisboa, São Sebastião da Pedreira, 6 de fevereiro de 1943) é um professor universitário[1] e político português[2].

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de Acácio Alberto de Abreu de Faria (Bragança, , 8 de novembro de 1905 - Lisboa, 8 de agosto de 1988) e de sua mulher (Oeiras, Oeiras e São Julião da Barra, 15 de agosto de 1935) Maria Vitória Cabral de Vilhena de Sousa Lynce (Alcácer do Sal, 9 de junho de 1917), sobrinha-neta do 1.º Conde de Valenças e bisneta do 1.º Visconde de Monte São, sobrinha-6.ª neta do 3.º Conde de Avintes de juro e herdade, 1.° Conde de Lavradio e 1.º Marquês de Lavradio de juro e herdade, 13.ºs e 14.ºs netos do 1.º Conde da Feira, 13.ºs e 14.ºs do 1.º Conde de Abrantes, 13.ºs netos do 1.º Conde de Vimioso e 8.ºs netos do 1.º Conde das Galveias.

Frequentou o Colégio Militar.

Casou com a Engenheira Agrónoma Maria Rosette da Veiga Camarate de Campos (2 de março de 1952), da qual tem três filhas e um filho.

Ocupou os cargos de secretário de Estado do Ensino Superior e de Ministro da Ciência e Ensino Superior, respectivamente no XII e no XV Governos Constitucionais; da primeira fase ficou-lhe o auto-colocado apodo de «homem das couves» (1992), que supostamente se não entenderia com as Ciências Sociais e Humanas.

É irmão de Vasco Lynce de Faria, Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique,[3] tio materno e primo-tio de Paulo Núncio e primo-tio de António Carlos Monteiro.

A 29 de janeiro de 2019, foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.[4]

Funções governamentais exercidas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Cf. Pedro Lynce de Faria no site do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa.
  2. Pedro Lynce de Faria no site da Assembleia da República.
  3. «Entidades Nacionais Agraciadas com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Vasco Lynce de Faria". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 30 de agosto de 2016 
  4. «Entidades Nacionais Agraciadas com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Pedro Augusto Lynce de Faria". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 8 de março de 2019 
Precedido por
Júlio Pedrosa
(como ministro da Educação)
Mariano Gago
(como ministro da Ciência e Tecnologia)
Ministro da Ciência e Ensino Superior
XV Governo Constitucional
2002 – 2003
Sucedido por
Graça Carvalho
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.