Jacintho Maria de Godoy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Jacintho Maria de Godoy (Mariana, MG, 24 de novembro de 1904 - Caxias do Sul, RS, 29 de novembro de 1975) foi um farmacêutico químico e militar brasileiro, e foi presidente da Academia Caxiense de Letras.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Formado na Faculdade de Farmácia de Ouro Preto,[1] a pioneira no Brasil, onde seu pai, Jacintho Bruno de Godoy, era catedrático. Sua mãe, Carolina Novaes de Godoy, ensinou-lhe as primeiras letras e lhe incutiu o amor pela língua francesa.

Ingressando, por concurso, no Corpo de Saúde do Exército Brasileiro, chegou como Tenente a Caxias do Sul, onde serviu no então 9o. BC de 1932 a 1943. Nesse período, integrou-se profundamente na comunidade caxiense, atuando na Liga da Defesa Nacional e participando nas atividades sociais e desportivas - no tênis - do Recreio da Juventude e do Clube Juvenil. Nessa passagem fundou o primeiro Laboratório de Análises Clínicas da região e, também, a Farmácia Confiança.

Transferido para Porto Alegre onde passou, novamente por concurso, ao Magistério Militar, encerrou sua carreira no Exército Brasileiro no posto de General,[2][3] em 1956.

Elegendo Caxias do Sul para uma nova etapa de vida retomou, com grande vigor, sua participação na vida comunitária.

De 1956 a 1975, quando faleceu em 29 de novembro, desenvolveu as mais diversas atividades: retomou as lides profissionais nas análises clínicas, empreendeu como industrial, lecionou, apoiou iniciativas comunitárias, integrou os círculos culturais e viveu intensamente a política local.

Como farmacêutico, associou-se à fundação do Laboratório Fleming e da Central de Automação de Análises Clínicas (pioneira na região);

Como intelectual, integrou a Academia Caxiense de Letras,[4][5] participou da Aliança Francesa e do Instituto Cultural Brasileiro-Norte-Americano e lecionou inglês, francês e esperanto;

Apoiou as mais diversas iniciativas, inclusive a instalação da escola da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos e, na política, ingressou no Partido Libertador, chegando à Presidência do Diretório Municipal e se elegendo Vereador (1962-1964), chegando também à Presidência da Câmara Municipal. Fundou e presidiu a ARENA em Caxias, até sua renúncia, em protesto contra a cassação injustificada de mandatos de deputados estaduais.

Como industrial, fundou e dirigiu a Indústria Farmacêutica BASA, levando-a à liderança do mercado de soluções parenterais (soros de hospital) em toda a Região Sul do Brasil, com importante participação também no Uruguai.

Por lei municipal, foi homenageado com o nome de uma rua da cidade de Caxias do Sul, localizada no Bairro Colina Sorriso. O SESI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul deu o seu nome ao seu Centro Esportivo, situado no Bairro Interlagos, em Caxias do Sul - RS. [6]

Casado com D. Helena Lima de Godoy, teve com ela quatro filhos: Kleber, Therezinha, Dagoberto e Ronaldo.

Referências

  1. «Farmacêutico Jacintho Maria de Godoy». Pioneiro. 11 de Março de 2011. Consultado em 4 de Janeiro de 2012 
  2. «"Os vanguardeiros do anticomunismo":». Consultado em 5 de Janeiro de 2012 
  3. «General Jacintho Maria de Godoy». Consultado em 5 de Janeiro de 2011 
  4. «Academia Caxiense de Letras de Caxias do Sul, RS». Consultado em 5 de Janeiro de 2012. Arquivado do original em 16 de março de 2012 
  5. «Galeria de ex-Presidentes». Consultado em 5 de Janeiro de 2011. Arquivado do original em 16 de março de 2012 
  6. «Citado no site da FIERGS Busca». FIERGS. www.fiergs.org.br. Consultado em 16 de agosto de 2018