Jagmeet Singh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Jagmeet Singh
Líder do Novo Partido Democrático
Período 1 de outubro de 2017presente
Antecessor Tom Mulcair
Membro da
Assembléia Legislativa de Ontário
Período 6 de outubro de 2011 — 20 de outubro de 2017
Antecessor Kuldip Kular
Dados pessoais
Nome completo Jagmeet Singh Jimmy Dhaliwal
Nascimento 2 de janeiro de 1979 (41 anos)
Scarborough, Ontário
 Canadá
Progenitores Mãe: Harmeet Kaur
Pai: Jagtaran Singh
Alma mater Universidade do Oeste de Ontário
Universidade Iorque
Cônjuge Gurkiran Kaur Sidhu (c. 2018)
Partido Novo Partido Democrático
Profissão Advogado
Website Página pessoal

Jagmeet Singh Jimmy Dhaliwal[1] (nascido em 2 de janeiro de 1979), popularmente conhecimento como Jagmeet Singh é um político canadense líder do Novo Partido Democrático (NDP).

Ele foi eleito representante do distrito provincial de Bramalea-Gore-Malton para a Assembleia Legislativa de Ontario como membro do Novo Partido Democrático de Ontario na eleição federal de 2011[2] e atuou como vice-líder do NDP de Ontario entre 2015 e 2017, e líder nacional desde 2017.[3]

Ele foi o primeiro Sikh a vestir o turbante enquanto legislador da província de Ontario,[2] o primeiro a ser eleito líder de um dos maiores partidos do Canadá e o primeiro a ser eleito líder de parlamentares da minoria. Antes de entrar para a política Singh militava como advogado. Com a eleição Singh se tornou o primeiro líder de um partido federal a pertencer a uma minoria étnica, e o segundo líder de partido a pertencer a uma minoria étnica depois de Vivian Barbot do Bloc Québécois.

Nascido em 1979 em Scarborough Toronto, Ontario, filho de Harmeet Kaur e Jagtaran Singh imigrantes do estado de Punjab, Índia. Harmeet e natural de Ghudani Khurd enquanto o pai, Jagtaran, é de Thikriwala. O bisavô de Jagmeet foi Sewa Singh Thikriwala, um revolucionário que lutou contra a ocupação britânica na Índia.[4] Singh cresceu em St. John's, Newfoundland and Labrador e Windsor, Ontario, e foi aluno na Detroit Country Day School em Beverly Hills Michigan concluindo em 1997. Formou-se bachareu em biologia na Universidade de Western Ontario em 2001 e bacharel em Direito pela Osgoode Hall Law School na Universidade Iorque em 2005. Ele é fluente em inglês, francês e punjab. Militou como advogado na Região Metropolitana de Toronto antes de entrar para política no escritório de advocacia Pinkofskys, depois estabeleceu junto a seu irmão Gurratan Singh seu próprio escritório Singh Law.

Carreira política[editar | editar código-fonte]

Início na política federal[editar | editar código-fonte]

Singh advogou e prestou consultoria “pro bono” a um grupo de ativistas políticos que protestaram contra a visita de Kammal Nath, Ministério do Comércio e Indústria (Índia) ao Canadá. Kammal perseguiu Sikhs e alega-se que tenha liderado um grupo armado durante o pogrom de Nova Delí em 1984. Os protestos foram frustrados e Jagmeet foi encorajado pelo grupo para concorrer de forma a representar as demandas desse grupo.

Atuação em Ontario[editar | editar código-fonte]

Singh concorreu na eleição geral de 2011 como candidato pelo Novo Partido Democrático no distrito de Bramalea-Gove-Malton e foi derrotado por Kuldip Kular do Partido Liberal de Ontario (Canadá) por 2,277 votos.

Em dezembro de 2013 Jagmeet Singh introduziu um projeto de lei que foi aprovado estabelecendo que abril seria o Mês da Memória Sikh na província de Ontario.

Política provincial fora de Ontario[editar | editar código-fonte]

Singh apoiou a campanha de Wab Kinew a liderança do Novo Partido Democrático de Manitoba na eleição de liderança do partido.

Política federal[editar | editar código-fonte]

Depois que Tom Mulcair perdeu a liderança na convenção do Novo Partido Democrático (NDP) em 2016, Singh foi considerado um potencial candidato a liderança do partido angariando o apoio de 11% dos membros do NDP em enquete de abril de 2016, posicionando-se empatado em segundo lugar na disputa.

Singh foi eleito líder federal do Novo Partido Democrático no dia primeiro de outubro de 2017.

Posicionamento político[editar | editar código-fonte]

Singh se autointitula um progressista e um social democrata.[5]

Economia[editar | editar código-fonte]

Singh apoia sistemas de taxação progressiva, a eliminação de deduções de imposto de renda para individuos de alta renda e a reversão do valor arrecado para aposentados de baixa renda, trabalhadores e pessoas com deficiência. Apoia também a elevação do salário mínimo para 15 dólares canadense a hora.

Direitos LGBT[editar | editar código-fonte]

Singh também apoia políticas afirmativas para contratação de pessoas LGBT e serviços de habitação de transição para jovens LGBT. Sobre identidade de gênero, Singh acredita que o gênero é definido ao nascer e defende a autodeclaração de gênero no documento de identidade.

Ecologia[editar | editar código-fonte]

Singh defende redução das emissões de carbono do Canadá para 30% dos níveis de 2005 até 2025. Argumenta que a meta seria atingida através de uma transição para eliminação do uso de carvão pelas províncias até 2030.[6]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Raj, Althia. «Jagmeet Singh Is A Young, Photogenic, Confident Politician. Sound Familiar?». Huffington Post 
  2. a b «NDP MPP Jagmeet Singh's quest to quash carding in Ontario». The Globe and Mail. 5 de junho de 2015 
  3. «Jagmeet Singh makes history with NDP leadership victory on first ballot». The Globe and Mail. 1 de outubro de 2017 
  4. Singh, Gurpreet (18 de maio de 2017). «Beware of those opposed to Jagmeet Singh and his supporters». Georgia Straight Vancouver's News & Entertainment Weekly 
  5. «Ontario politician Jagmeet Singh launches bid for federal NDP leadership». The Globe and Mail. 15 de maio de 2017 
  6. «Meet Jagmeet Singh». Canada's NDP 
Ícone de esboço Este artigo sobre o Canadá é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.