James Lancaster

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
James Lancaster
James Lancaster
Retrat de James Lancaster (1596)
Nascimento 1554
Basingstoke
Morte 6 de junho de 1618 (63–64 anos)
Londres
Cidadania Reino da Inglaterra
Ocupação explorador, político, pirata

James Lancaster (Basingstoke, c. 1554Londres, 6 de junho de 1618) foi um comerciante e navegador inglês, pioneiro no comércio entre os britânicos e os indianos.

Liderou um ataque ao Recife — à época o principal porto da Capitania de Pernambuco —, que representou o mais rico butim da história da navegação de corso da Inglaterra elisabetana.[1]

Vida e carreira[editar | editar código-fonte]

Residiu em Portugal como soldado britânico, e depois comerciante, responsável por entreposto em Portugal. Fez, em 1591 sua primeira viagem à Índia, como comandante inglês, sendo comandante das duas primeiras armadas inglesas corsárias. Regressou à Inglaterra em 1594. Foi diretor da Companhia das Índias Ocidentais e grande promotor de viagens de descobrimento tanto inglesas como portuguesas.

Como corsário a serviço inglês, foi autorizado pela Coroa Britânica, durante a Guerra Anglo-Espanhola, a imprimir navegação de corso nos oceanos. Em 30 de março de 1595 invadiu o porto do Recife, Brasil, onde permaneceu por um mês saqueando e abastecendo seus navios das riquezas produzidas na terra. Não se dando por satisfeito com a pilhagem, alugou outros doze barcos que abarrotou com o butim. O evento ficou conhecido como Saque do Recife, e está devidamente registrado no Arquivo Histórico Geográfico do Brasil.

Escreveu The voyages of Sir James Lancaster to Brazil and the EastIndies 1591-1603.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Jean Marcel Carvalho França, Sheila Hue. «Piratas no Brasil: As incríveis histórias dos ladrões dos mares que pilharam nosso litoral». Issuu. p. 92. Consultado em 1 de julho de 2016. Arquivado do original em 16 de agosto de 2016 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • GASPAR, Lúcia. Viajantes em terras brasileiras - Documentos existentes no acervo da Biblioteca Central Blanche Knopf. Fundação Joaquim Nabuco. Recife.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.