James Lockhart
James Lockhart Marvin (nascido em 8 de abril de 1933) é um historiador norte-americano especializado na história da América Latina colonial.
Nascido em Huntington, Estado Norte-Americano da Virginia, Lockhart se formou na West Virginia University (Bacharelado em 1956) e na University of Wisconsin-Madison (Mestrado em 1962; PhD, 1967). Ele um especialista no estudo das fontes históricas na linguagem Nahuatl e da pós-colonial povo Nahua. Professor emérito na UCLA, ele é o principal fundador da Filologia Nova, uma escola de história que versa sobre o estudo de fontes de língua indígena do México colonial.
Obras[editar | editar código-fonte]
- Peru espanhol, 1532-1560 (Madison: Imprensa da Universidade de Wisconsin, 1968).
- Os homens de Cajamarca: Um Estudo Biográfico e Social dos primeiros conquistadores do Peru (Austin: University of Texas Press, 1972).
- Nahuatl nos Anos Médio: Língua, Contato, Fenômenos em textos do Período Colonial (com Frances Karttunen, Berkeley: Univ 1976. of California Press).
- Além do códices: A Visão dos Nahua no México Colonial (JO Arthur Anderson e Berdan Frances, Berkeley: Univ 1976. of California Press).
- A Arte de Nahuatl Discurso: Diálogos Bancroft (ed., com Frances Karttunen, Los Angeles: UCLA Latin American Center, 1987).
- Nahuas e os espanhóis: o mexicano do pós-conquista, História e Filologia (Stanford: Imprensa da Universidade de Stanford, e Los Angeles: UCLA Centro Latino-Americano de 1991)
- Os nahuas depois da Conquista: Uma História Social e Cultural dos índios do México Central, XVI e XVIII Centuries (Stanford: Univ. Stanford Press, 1992).
- Das coisas das Índias: ensaios antigos e novos na América Latina, Stanford: Stanford University Press, 1999).
- Gramática da Língua mexicana: Com uma explicação de seu Advérbios, (1645), Horacio Carochi, James Lockhart (tradutor) (Stanford: Univ. Stanford Press, 2001).