Jane the Virgin (4.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Jane the Virgin (4.ª temporada)
Informações
Elenco
Série Jane the Virgin
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
de episódios 17
Exibição
Emissora
original
The CW
Exibição
original
13 de outubro de 2017 (2017-10-13) – 20 de abril de 2018 (2018-04-20)
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
3.ª temporada 5.ª temporada
Lista de episódios de Jane the Virgin

A quarta temporada de Jane the Virgin foi ao ar na The CW de 13 de outubro de 2017 a 20 de abril de 2018. A temporada consiste em 17 episódios e estrelado por Gina Rodriguez como uma jovem universitária Latina acidentalmente inseminada artificialmente com o esperma de seu chefe, Rafael Solano (Justin Baldoni). Nesta temporada, Jane lida com seus sentimentos românticos por Rafael enquanto se reúne com um ex-namorado, enquanto Rafael perde a posse de Marbella e volta a ficar com sua ex-esposa, Petra Solano (Yael Grobglas). Além disso, Rogelio de la Vega (Jaime Camil), pai de Jane, está esperando um bebê com uma ex-namorada e se casa com a mãe de Jane, Xiomara Villanueva (Andrea Navedo).

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

  • Gina Rodriguez como Jane Gloriana Villanueva
  • Andrea Navedo como Xiomara "Xo" Gloriana de la Vega
  • Yael Grobglas como Petra Solano/Anezka Archuletta
  • Justin Baldoni como Rafael Solano
  • Ivonne Coll como Alba Gloriana Garcia
  • Elias Janssen como Mateo Gloriano Rogelio Solano Villanueva
  • Jaime Camil como Rogelio de la Vega
  • Anthony Mendez como o narrador

Recorrente[editar | editar código-fonte]

Convidado especial[editar | editar código-fonte]

Convidado[editar | editar código-fonte]

Episódios[editar | editar código-fonte]

na
série
na
temporada
TítuloDirigido porEscrito porExibição originalAudiência
(milhões)
651 "Chapter Sixty-Five" Brad SilberlingJennie Snyder Urman & Paul Sciarrotta13 de outubro de 2017 (2017-10-13)0.68[1]
Jane reencontra seu primeiro, Adam, e fica abalada e feliz em revê-lo, porém, Xo e Alba não ficam tão contentes. Depois de perde a posse do hotel para sua irmã, Rafael vai parar na casa de Jane, sem dinheiro e sem teto. Jane e Rafael descobrem que Petra foi encontrada e correm para ajudá-la, mas Anezka não é encontrada. Enquanto isso, a felicidade de Xo e Rogelio é interrompida quando eles percebem que Darci está tendo o bebê de Rogelio e quer a custódia total. 
662 "Chapter Sixty-Six" Gina LamarValentina Garza, Jessica O'Toole & Amy Rardin20 de outubro de 2017 (2017-10-20)0.61[2]
A nova relação de Jane com Adam ajuda a evidenciar seu lado divertido e lembrar que ela não é apenas uma mãe. No entanto, quando Adam recebe uma oportunidade de trabalho, ele pede a opinião de Jane para saber se deve ficar ou ir. Rogelio enfrenta problemas com seu colega de trabalho e as coisas estão prestes a piorar para ele. Xo ajuda a cuidar de Darci para provar que Rogelio está empenhado em ser pai do bebê. Enquanto isso, Petra e Rafael trabalham juntos para tentar comprar o hotel de volta, mas encontram problemas que causam tensão entre eles. 
673 "Chapter Sixty-Seven" Fernando SariñanaCarolina Rivera & Micah Schraft27 de outubro de 2017 (2017-10-27)0.60[3]
O relacionamento de Jane e Adam parece se mover em alta velocidade, e Jane pensa que pode ser hora de ele conhecer Mateo, mas Rafael não fica muito feliz com essa ideia. À medida que a chegada do bebê De LaVega Factor se aproxima, o ciúmes de Rogelio sobre o novo namorado de Darci também aumenta. Tentando dar apoio, Xo incentiva Rogelio a ser o pai que ele deveria ser. Enquanto isso, Rafael está determinado a recuperar o hotel e sua vida de volta, e fará o que for preciso para que isso aconteça. 
684 "Chapter Sixty-Eight" Gina LamarDeirdre Shaw & Chantelle M. Wells3 de novembro de 2017 (2017-11-03)0.69[4]
Quando Jane descobre que Rafael apresentou Mateo para sua nova namorada, Katherine, sem seu consentimento, ela se irrita porque pensa que Katherine tem uma influência negativa sobre Rafael e Mateo. Jane procura Petra para ajudar com a situação com Rafael, mas Petra faz à Jane uma oferta que ela não pode recusar. Agora que o bebê nasceu, Rogelio e Darci se esforçam para escolher um nome para o bebê que ambos concordem. Enquanto isso, Xo está determinada com o estúdio de dança e decide entrar em um negócio com um inimigo improvável. 
695 "Chapter Sixty-Nine" Stuart GillardPaul Sciarrotta10 de novembro de 2017 (2017-11-10)0.65[5]
Quando Adam revela seu passado de namoros a Jane, a informação cria tensão no relacionamento deles. Lina procura o conselho de Jane sobre se ela deveria se casar e implora a Jane que lhe dê uma opinião sincera sobre o noivo dela. Petra escuta informações importantes que poderiam ajudar Rafael a recuperar o hotel, mas Rafael está mais preocupado com o bem-estar de sua irmã. Enquanto isso, Xo pede a Rogelio que considere um procedimento médico, mas Rogelio está hesitante. 
706 "Chapter Seventy" Melanie MayronCarolina Rivera & Micah Schraft17 de novembro de 2017 (2017-11-17)0.61[6]
O livro de Jane finalmente está sendo lançado, mas seus planos de fazer uma festa na livraria local, onde ela se inspirou para ser uma escritora, encontram um obstáculo. Sempre querendo ajudar Jane, Rogelio planeja um plano para salvar o dia, mas uma das suas artilharias ameaça arruinar tudo. Rafael encontra um emprego, mas não é exatamente o que ele estava esperando. Enquanto isso, Petra apresenta uma estratégia interessante para recuperar o Marbella, mas Rafael não quer saber de nada com isso. 
717 "Chapter Seventy-One" Micah SchraftValentina Garza & Deidre Shaw8 de dezembro de 2017 (2017-12-08)0.65[7]
Jane está animada com a primeira turnê de seu livro e leva Xo junto com ela, mas Alba decide acompanha-las no último minuto. As coisas tomam uma reviravolta inesperada na primeira parada, o que faz com que as três considerem o que devem fazer. As tentativas de Rafael e Rogelio de cuidar de Mateo enquanto Jane está ausente atingem um obstáculo, mas, em última instância, a relação entre eles acaba melhorando. Enquanto isso, Petra pensa que finalmente conseguiu lidar com o hotel, até surgir um novo problema. 
728 "Chapter Seventy-Two" Melanie MayronCarolina Rivera & Paul Sciarrotta26 de janeiro de 2018 (2018-01-26)0.68[8]
Depois que Jane e Rafael decidem enviar Mateo para uma nova escola, eles se sentem culpados quando são forçados a mentir para inscrevê-lo. Depois que Xo convence Rogelio a ir para terapia, ambos ficam surpresos com suas emoções. Enquanto isso, Petra se vê passando grande dificuldade e sem ninguém para pedir ajuda, nem mesmo Rafael. 
739 "Chapter Seventy-Three" Eric LeaValentina Garza & Chantelle M. Wells2 de fevereiro de 2018 (2018-02-02)0.67[9]
Quando Jane e Rafael percebem que o estado incerto de seu relacionamento está estressando Mateo, eles decidem que precisam tomar uma decisão. Petra sem se falar com Jane e Rafael após o fiasco de Luisa, então ela tenta descobrir uma maneira de voltar a ficar de bem com eles. Enquanto isso, Rogelio e Xo estão contemplando suas escolhas de carreira. 
7410 "Chapter Seventy-Four" Gina RodriguezMicah Schraft & Paul Sciarrotta9 de fevereiro de 2018 (2018-02-09)0.80[10]
Jane e Rafael tentam ser amigos, o que funciona muito bem até Jane marcar um encontro. A nova parceria de Petra e Jane tem um começo difícil, mas ambas sabem que precisam encontrar uma maneira de trabalhar juntas de alguma forma. Rogelio está convencido de que está com depressão pós-parto masculina, o que o coloca em desacordo com a celebridade e representante do tema pós-parto River Fields. Enquanto isso, Alba finalmente conta para Jane porque recusou a proposta de casamento, levando Jane a ajudar Alba no departamento romântico. 
7511 "Chapter Seventy-Five" Gina LamarMerigan Mulhern2 de março de 2018 (2018-03-02)0.59[11]
Jane está pronta para deixar o Marbella e escrever em tempo integral, mas um acontecimento inesperado obriga-a a considerar voltar a suas raízes de ensino. Quando Jane se candidata a um emprego como professora adjunta, ela vê seu ex-professor, Jonathan Chavez, sob uma nova perspectiva. Rafael acha que encontrou uma maneira de voltar para ao mercado imobiliário e procura o apoio de Jane. Enquanto isso, Rogelio tenta convencer Eva Longoria a estrelar o remake americano de Passions of Santos
7612 "Chapter Seventy-Six" Melanie MayronLeah Longoria9 de março de 2018 (2018-03-09)0.58[12]
A fixação de Jane sobre uma crítica negativa a deixa com o bloqueio criativo, então Rogelio sugere que ela faça uma aula para ajudar. Com o apoio de Jane, Rafael está pronto para rever seu passado. Rogelio está tentando dar mais atenção para Xo, mas ele fica ressabiado quando descobre que ela está mantendo um segredo dele. Enquanto isso, Petra testa a lealdade de seu advogado. 
7713 "Chapter Seventy-Seven" Gina LamarDeirdre Shaw & Chantelle M. Wells16 de março de 2018 (2018-03-16)0.59[13]
Quando Jane, Rogelio e Alba descobrem o que está acontecendo com Xo, todos tentam confortá-la, mas Xo insiste que a deixem viver sua vida. Rogelio finalmente convence River Fields a se encontrar com ele, mas ele descobre que River tem outro plano em mente. Rafael está em missão para encontrar sua irmã, que pode ter a informação que ele estava procurando. Enquanto isso, Jane está chateada com Petra depois que ela conta um segredo para Mateo. 
7814 "Chapter Seventy-Eight" Justin BaldoniValentina Garza & Micah Schraft23 de março de 2018 (2018-03-23)0.65[14]
Xo tem dificuldade em tomar uma decisão importante e procura a orientação de Jane, deixando Rogelio de fora. Alba está frustrada com Rogelio quando parece que ele está novamente dando mais prioridade para sua carreira do que para Xo. Enquanto isso, Petra procura Rafael para obter conselhos sobre sua vida amorosa. 
7915 "Chapter Seventy-Nine" Gina LamarPaul Sciarrotta6 de abril de 2018 (2018-04-06)0.53[15]
Depois que Jane, Rafael, Petra e JR saem juntos, Jane fica incomodada ao descobrir que JR não gosta dela. Jane e Rafael deixam passar um grande momento de seu relacionamento, mas ambos tentam compensar de maneiras diferentes. Rogelio está nervoso para contar a Darci que não é mais capaz de ser um "Danny", então ele usa Xo como bode expiatório, o que o coloca em uma situação complicada tanto com Xo quanto com Darci. Enquanto isso, Jane ajuda Alba a se preparar secretamente para o maior teste de sua vida. 
8016 "Chapter Eighty" Micah SchraftMicah Schraft13 de abril de 2018 (2018-04-13)0.57[16]
Jane e Rafael se encontram em uma situação de moradia inusitada para economizar dinheiro. Quando Rafael vê Alba tentando castigar Mateo, a relação deles tem uma ruptura. Xo tenta permanecer positiva durante o tratamento e até faz um novo amigo, mas as coisas ficam um pouco real demais para ela e Rogelio. River e Rogelio estão em desacordo sobre o programa, mas uma pessoa improvável ajuda River a ver a situação sob uma perspectiva diferente. Enquanto isso, Petra se sente sem apoio de JR quando questiona o que aconteceu na noite em que Anezka morreu. 
8117 "Chapter Eighty-One" Gina LamarJennie Snyder Urman & Paul Sciarrotta20 de abril de 2018 (2018-04-20)0.58[17]
Jane acredita que ela e Rafael estão bem até perceber que ele está mantendo um segredo dela. O grande dia de Alba finalmente chegou, e Jane, Xo e Rogelio estão prontos para comemorar, mas Alba tem outros planos. Petra e JR tomam uma decisão sobre seu futuro que nenhum deles viu chegando. Enquanto isso, River passa a semana com Rogelio para ajudá-los a serem críveis como casal, mas ela logo começa a levar seu papel muito a sério. 

Produção[editar | editar código-fonte]

Em 8 de janeiro de 2017, a The CW renovou a série para uma quarta temporada.[18] Mais tarde, foi anunciado em 18 de maio de 2017 que a série havia sido transferida do horário de segunda-feira para a sexta-feira, sendo apresentada ao lado da terceira temporada de Crazy Ex-Girlfriend, estreando em 13 de outubro de 2017.[19][20] Os últimos sete episódios da temporada foram acoplados ao lado da Dynasty, que foi transferida da noite de quarta para sexta à noite no meio da temporada de transmissão.[21] A temporada também recebeu uma conta de episódio reduzida, por solicitação da showrunner Jennie Snyder Urman, trazendo o total de episódios da temporada para um total de 17, tornando a temporada mais curta da série no total.[22]

Quando o pôster promocional da temporada foi lançado pela primeira vez, foi revelado que o personagem de Mateo foi reformulado com Elias Janssen devido ao ator infantil Joseph Sanders estar muito ocupado com a escola para se comprometer com o papel.[23] A partir do primeiro episódio da temporada, Janssen foi creditado como "estrelando" do elenco, juntamente com os outros seis regulares da série.[24] Em 20 de setembro de 2017, foi anunciado que Alex Meneses seria chamada de Katherine, "proprietário do Cortes Hotel Conglomerate, que é uma possível investidora do hotel de Rafael (Justin Baldoni) e Petra (Yael Grobglas)."[25] Em 7 de janeiro de 2018, foi anunciado que Rosario Dawson se juntou ao elenco para um papel de vários episódios na metade da temporada, embora os detalhes de seu papel continuassem em segredo até que a cena de introdução do personagem fosse lançada um dia antes seu primeiro episódio foi ao ar, revelando que Dawson estaria interpretando Jane Ramos, uma advogada contratada para defender Petra.[26][27]

Em 9 de janeiro de 2018, a estrela da série Gina Rodriguez anunciou via Instagram que ela faria sua estréia na direção nesta temporada, postando uma foto de si mesma segurando uma claquete de Jane the Virgin com seu nome ao lado do diretor, ao lado de Yael Grobglas e Rosario Dawson.[28] A estréia de direção de Rodriguez foi o décimo episódio da temporada, "Chapter Seventy-Four", que foi ao ar em 9 de fevereiro de 2018. O episódio foi especialmente selecionado pela showrunner Jennie Snyder-Urman, apresentando os personagens de Jane (Gina Rodriguez) e Rafael (Justin Baldoni) fazendo sexo pela primeira vez. "Ela disse que seria muito bom poder direcionar algo que é tão íntimo e que poderia ser muito desconfortável. Poderia ser muito assustador não só filmar, mas também estar nesse ambiente... Então, houve muitas camadas de desafio e, em seguida, acabou sendo tão bonito," lembra Rodriguez de sua experiência de direção.[29] Justin Baldoni também dirige esta temporada, assumindo o décimo quarto episódio, "Chapter Seventy-Eight".[30]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Título Exibição original Rating/share
(18–49)
Audiência
(em milhões)
DVR
(18–49)
Audiência em DVR
(milhões)
Total
(18–49)
Audiência total
(em milhões)
1 "Chapter Sixty-Five" 13 de outubro de 2017 0.3/1 0.68 0.3 0.67 0.6 1.35[31]
2 "Chapter Sixty-Six" 20 de outubro de 2017 0.2/1 0.61 0.3 0.58 0.5 1.19[32]
3 "Chapter Sixty-Seven" 27 de outubro de 2017 0.3/1 0.60 N/A 0.54 N/A 1.16[33]
4 "Chapter Sixty-Eight" 3 de novembro de 2017 0.2/1 0.69 0.3 0.55 0.5 1.24[34]
5 "Chapter Sixty-Nine" 10 de novembro de 2017 0.3/1 0.65 N/A 0.61 N/A 1.26[35]
6 "Chapter Seventy" 17 de novembro de 2017 0.2/1 0.61 0.3 0.55 0.5 1.16[36]
7 "Chapter Seventy-One" 8 de dezembro de 2017 0.3/1 0.65 0.3 0.61 0.6 1.25[37]
8 "Chapter Seventy-Two" 26 de janeiro de 2018 0.2/1 0.68 0.4 0.71 0.6 1.39[38]
9 "Chapter Seventy-Three" 2 de fevereiro de 2018 0.3/1 0.67 0.3 0.60 0.6 1.27[39]
10 "Chapter Seventy-Four" 9 de fevereiro de 2018 0.3/1 0.80 0.3 0.59 0.6 1.39[40]
11 "Chapter Seventy-Five" 2 de março de 2018 0.2/1 0.59 0.3 0.62 0.5 1.21[41]
12 "Chapter Seventy-Six" 9 de março de 2018 0.2/1 0.58 0.3 0.53 0.5 1.12[42]
13 "Chapter Seventy-Seven" 16 de março de 2018 0.2/1 0.59 0.3 0.59 0.5 1.19[43]
14 "Chapter Seventy-Eight" 23 de março de 2018 0.2/1 0.65 0.3 N/A 0.5[44] N/A
15 "Chapter Seventy-Nine" 6 de abril de 2018 0.2/1 0.54 0.3 0.59 0.5 1.13[45]
16 "Chapter Eighty" 13 de abril de 2018 0.2/1 0.57 0.2 0.48 0.4 1.10[46]
17 "Chapter Eighty-One" 20 de abril de 2018 0.2/1 0.58 0.3 0.61 0.5 1.20[47]

Resposta crítica[editar | editar código-fonte]

A quarta temporada foi bem recebida pelos críticos, elogios notáveis foram direcionados para suas histórias envolvendo temas como sexualidade, imigração e câncer, bem como seu final de temporada de cair o queixo. Os críticos também elogiaram as atuações das estrelas da série, Andrea Navedo e Yael Grobglas, bem como de artistas convidados como Tyler Posey e Rosario Dawson.

Os críticos primeiro elogiaram o quinto episódio da temporada em que o namorado de Jane (Gina Rodriguez) Adam (Tyler Posey) foi revelado ser bissexual. "Felizmente, Jane The Virgin lida com a história de Adam sem piadas ignorantes, comentários ofensivos descontrolados e histeria "engraçada", mesmo que a resposta inicial de Jane mostrasse seu próprio mal-entendido sobre a orientação sexual. Vale a pena notar também que ninguém além de Jane — de Xiomara, Lina e Danny — bateu um olho ao ouvir sobre a sexualidade de Adam. Este tipo de representação bissexual pode ajudar a tornar o mundo um espaço mais seguro para todos, o que significa que este episódio de Jane The Virgin é definitivamente um para celebrar," Alexis Reliford, um crítico da Bustle, disse sobre a história, mencionando também que o programa usa o desconforto inicial de Jane como uma maneira de ter uma conversa significativa sobre o tema da bissexualidade, desbancando alguns equívocos e estereótipos comuns.[48] Como observado por Alanna Bennett do Buzzfeed News, mais tarde fica aparente que essa história única estava apenas estabelecendo um trabalho de base representacional para um enredo ainda maior na segunda metade da temporada, apresentando Petra (Yael Grobglas) desenvolvendo sentimentos por sua advogada, Jane Ramos (Rosario Dawson). Bennett comenta sobre a ideia de juntar Petra com a "Jane" de Dawson, sendo uma homenagem à parte da base de fãs que enraizou em Petra para se reunir com "Jane" de Rodriguez. Ela observa que, apesar de apenas cinco episódios em sua história, "o relacionamento de J.R. e Petra já é elétrico — e confirmado como romântico. Os impérios de fanfiction foram construídos de muito menos. Em um cenário de TV que parece estar abrindo caminho para mais e mais personagens bi, vale a pena prestar atenção ao que Jane the Virgin está fazendo aqui com Petra. Não é um personagem totalmente novo — é o mesmo público que Petra vem respondendo nos últimos quatro anos. Mas há uma mudança acontecendo nela, uma sedutora autodescoberta. Ela está se abrindo."[49]

TVLine premiou Andrea Navedo como "Performer of the Week" por seu papel no décimo quarto episódio da temporada, "Chapter Seventy-Eight", elogiando a atriz por sua interpretação de Xiomara pós-descoberta de que ela tem câncer de mama e saiu com a decisão de ter ou não uma mastectomia dupla. "Navedo trouxe uma nova vulnerabilidade ao papel. Normalmente alta e orgulhosa, a atriz ficou pensativamente muda e de alguma forma parecia menor, o medo e a incerteza que pesavam sobre a personalidade vibrante de Xo. Até mesmo um dia de spa de mãe e filha provou pouca distração quando os olhos de Xo se encheram de ansiedade ao pensar em perder ambos os seios."[50] O enredo envolvendo o câncer de Xiomara, bem como o desempenho do personagem de Navedo, recebeu elogios adicionais no décimo sexto episódio da temporada, "Chapter Eighty". Os críticos reconhecem a capacidade da série de equilibrar o arco do câncer de Xiomara com algumas das histórias mais alegres. "Eu não quero dizer, “Ok, mas qualquer programa poderia fazer uma boa história de câncer.” Isso não é verdade! Mas enquanto tudo sobre a história atual de Xo é eficaz e importante, acho que a coisa mais impressionante foi assistir ao show descobrir como contar a história de Xo, mantendo o equilíbrio de humor, drama e doçura que mantém o programa em si."[51]

Referências

  1. Welch, Alex (16 de outubro de 2017). «'Hell's Kitchen,' 'MacGyver,' 'Once Upon a Time,' & more remain unchanged: Friday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 16 de outubro de 2017 
  2. Porter, Rick (23 de outubro de 2017). «'Jane the Virgin,' 'Hawaii Five-0,' all others unchanged: Friday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 23 de outubro de 2017 
  3. Porter, Rick (30 de outubro de 2017). «'MacGyver,' 'Jane the Virgin' and World Series adjust up: Friday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 30 de outubro de 2017 
  4. Porter, Rick (6 de novembro de 2017). «'Hawaii Five-0,' 'Once Upon a Time' and others unchanged: Friday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 6 de novembro de 2017 
  5. Porter, Rick (13 de novembro de 2017). «'Hawaii Five-0,' 'Hell's Kitchen,' everything else unchanged: Friday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 13 de novembro de 2017 
  6. Porter, Rick (20 de novembro de 2017). «'Hell's Kitchen,' 'MacGyver' and all others unchanged: Friday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 20 de novembro de 2017 
  7. Porter, Rick (11 de dezembro de 2017). «'Blue Bloods' adjusts down: Friday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 11 de dezembro de 2017 
  8. Porter, Rick (29 de janeiro de 2018). «'Blindspot,' 'Agents of SHIELD,' all others hold: Friday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 29 de janeiro de 2018 
  9. Porter, Rick (5 de fevereiro de 2018). «'Hell's Kitchen' finale, 'Jane the Virgin,' all others hold: Friday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 5 de fevereiro de 2018 
  10. Porter, Rick (12 de fevereiro de 2018). «Olympics opening ceremony adjusts up: Friday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 12 de fevereiro de 2018 
  11. Porter, Rick (5 de março de 2018). «'Blue Bloods,' 'Blindspot,' all other unchanged: Friday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 5 de março de 2018 
  12. Porter, Rick (12 de março de 2018). «Blue Bloods,' 'Taken,' 'Confronting Putin' adjust down: Friday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 12 de março de 2018 
  13. Porter, Rick (19 de março de 2018). «NCAA Tournament adjusts down: Friday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 19 de março de 2018 
  14. Porter, Rick (26 de março de 2018). «NCAA Tournament and 'Dynasty' adjust down: Friday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 26 de março de 2018 
  15. Porter, Rick (9 de abril de 2018). «'Agents of SHIELD' adjusts up: Friday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 9 de abril de 2018 
  16. Porter, Rick (16 de abril de 2018). «'Agents of SHIELD' adjusts up, 'Taken' adjusts down: Friday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 16 de abril de 2018 
  17. Porter, Rick (23 de abril de 2018). «'Dynasty' adjusts down: Friday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 23 de abril de 2018 
  18. Mitovich, Matt (8 de janeiro de 2017). «The CW Renews The Flash, Supernatural, Crazy Ex and 4 Others». TVLine. Consultado em 8 de janeiro de 2017 
  19. Littleton, Cynthia (18 de maio de 2017). «CW 2017-18 Fall Schedule: 'Jane the Virgin' Moves to Friday, 'Riverdale,' 'Dynasty' Paired on Wednesday». Variety. Consultado em 18 de maio de 2017 
  20. «TV Premiere Dates 2017 Guide». Hollywood Reporter. 25 de outubro de 2016. Consultado em 12 de junho de 2017 
  21. Nakamura, Reid (7 de janeiro de 2018). «The CW Sets Midseason Premiere Dates, Banishes 'Dynasty' to Friday». The Wrap. Consultado em 7 de janeiro de 2018 
  22. Schwartz, Ryan (26 de agosto de 2017). «Jane the Virgin Episode Count Revealed (Hint: It's the Shortest Season Yet)». TVLine. Consultado em 26 de agosto de 2017 
  23. Petski, Denise (15 de setembro de 2017). «Jane the Virgin Unveils New Mateo in Cute Season 4 Poster — Plus: Check Out Tyler Posey as Jane's First Love». TVLine 
  24. "Chapter Sixty-Five." Jane the Virgin, escrito por Jennie Snyder Urman e Paul Sciarotta, dirigido por Brad Silberling, The CW, 2017.
  25. Petski, Denise (20 de setembro de 2017). «'Jane The Virgin': Alex Meneses Set To Recur In Season 4 Of the CW Series». Deadline. Consultado em 20 de setembro de 2017 
  26. Schwartz, Ryan (7 de janeiro de 2018). «Rosario Dawson Joins Jane the Virgin for Multi-Episode Arc In Season 4». TVLine. Consultado em 7 de janeiro de 2018 
  27. Highfill, Samantha (25 de janeiro de 2018). «Jane the Virgin first look: Rosario Dawson plays... Jane?». Entertainment Weekly. Consultado em 25 de janeiro de 2018 
  28. Moreno, Carolina (9 de janeiro de 2018). «'Jane The Virgin' Officially Adds Another Latina Director To Its Ranks». Huffington Post. Consultado em 10 de janeiro de 2018 
  29. Gennis, Sadie (9 de fevereiro de 2018). «Why Jane the Virgin 's Gina Rodriguez Felt Empowered Directing Her Own Sex Scene». TV Guide. Consultado em 9 de fevereiro de 2018 
  30. Turchiano, Danielle (23 de março de 2018). «Justin Baldoni Breaks Down Directing 'Jane the Virgin': 'I Really Try to Start Every Day With Love'». Variety. Consultado em 23 de março de 2018 
  31. Porter, Rick (25 de outubro de 2017). «'The Good Doctor' is the most-watched show on TV in week 3 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 29 de outubro de 2017 
  32. Porter, Rick (2 de novembro de 2017). «'Chicago PD,' 10 more shows double in week 4 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 2 de novembro de 2017 
  33. Porter, Rick (9 de novembro de 2017). «'Grey's Anatomy' keeps rolling along in week 5 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 9 de novembro de 2017 
  34. Porter, Rick (17 de novembro de 2017). «'This Is Us' and 12 more shows double in week 6 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 17 de novembro de 2017 
  35. Porter, Rick (27 de novembro de 2017). «'This Is Us' rides high in week 7 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 27 de novembro de 2017 
  36. Porter, Rick (5 de dezembro de 2017). «'Jane the Virgin,' 10 other shows double in week 8 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 8 de dezembro de 2017 
  37. Porter, Rick (21 de dezembro de 2017). «'Agents of SHIELD' gets a good bump in week 11 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 8 de fevereiro de 2018 
  38. Porter, Rick (8 de fevereiro de 2018). «'This Is Us' sets NBC records in week 18 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 8 de fevereiro de 2018 
  39. Porter, Rick (16 de fevereiro de 2018). «Closing the book on the Super Bowl 'This Is Us': Week 19 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 15 de fevereiro de 2018 
  40. Porter, Rick (22 de fevereiro de 2018). «'The Good Doctor' and 'This Is Us' on top again: Week 20 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 24 de fevereiro de 2018 
  41. Porter, Rick (14 de março de 2018). «'Agents of SHIELD,' 16 other shows double in week 23 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 15 de março de 2018 
  42. Porter, Rick (22 de março de 2018). «'This Is Us' leads the week 24 broadcast Live +7 ratings – by quite a bit». TV by the Numbers. Consultado em 22 de março de 2018 
  43. Porter, Rick (29 de março de 2018). «'This Is Us' goes out on top: Week 25 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 29 de março de 2018 
  44. Porter, Rick (6 de abril de 2018). «'The Good Doctor' scores highest in week 26 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 6 de abril de 2018 
  45. Porter, Rick (19 de abril de 2018). «'Will & Grace' finale, 11 other shows double in week 28 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 19 de abril de 2018 
  46. Porter, Rick (26 de abril de 2018). «'New Girl' premiere doubles in week 29 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 28 de abril de 2018 
  47. Porter, Rick (7 de maio de 2018). «'Scandal' and 'Criminal Minds' get biggest finale bumps in week 30 broadcast Live +7 ratings». TV by the Numbers. Consultado em 8 de maio de 2018 [ligação inativa]
  48. Reliford, Alexis (10 de novembro de 2017). «Adam Is Bisexual On 'Jane The Virgin' & Jane's Discomfort Helps The Show Debunk Some Harmful Assumptions». Bustle. Consultado em 10 de novembro de 2017 
  49. Bennett, Alanna (9 de março de 2018). «How "Jane The Virgin" Decided To Make Two Major Characters Bisexual». Buzzfeed News. Consultado em 9 de março de 2018 
  50. TVLine, Team (24 de março de 2018). «Performer of the Week: Andrea Navedo». TVLine. Consultado em 24 de março de 2018 
  51. VanArendonk, Kathryn (13 de abril de 2018). «Jane the Virgin Recap: It Does Get Harder». Variety. Consultado em 13 de abril de 2018