Jasper Hale

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jasper Hale
Outro(s) nome(s) Jazz
Morada Forks, Washington
Nascimento 14 de Março 1844 Texas City,TX
Idade 171 ou 19 (biologicamente)
Morte 1863 (como humano)
Espécie Vampiro
Especialidade(s) Sentir e manipular as emoções
Família Carlisle Cullen (pai adotivo)
Esme Cullen (mãe adotiva)
Rosalie Hale e Isabella Cullen (irmãs adotivas)
Edward Cullen e Emmett Cullen (irmãos adotivos)
Renesmee Cullen (sobrinha)
Alice Cullen (esposa)
Criado por Stephenie Meyer
Primeira aparição Twilight
Interpretado por Jackson Rathbone
Espécie Vampiro
Habilidades Manipular as emoções

Jasper Hale (nascido Jasper Whitlock) é um personagem da série de livros Twilight, da escritora Stephenie Meyer. Considerado um filho por Esme e Carlisle, é irmão adotivo de Edward Cullen, Emmett Cullen e Rosalie Hale, e casado Alice Cullen.

Por conta de seus antigos hábitos alimentares, Jasper ainda sente dificuldade em socializar com humanos. Como muitos outros vampiros, tem habilidades especiais. Por ter sido muito carismático quando humano, tem o dom de controlar as emoções das pessoas.

História[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Jasper Whitlock nasceu em 1844, no Texas. Em 1861 entrou para o Exército Confederado, alegando ter 20 anos, apesar de ter 17. Acabou servindo como Major na guerra civil. Foi transformado em vampiro em 1863,[1] quando tinha 19 anos, por uma vampira chamada Maria, com quem criava e destruia vampiros recém-nascidos para guerrear. Insatisfeito, fugiu para morar com um amigo ex-guerrilheiro que já havia encontrado sua alma-gêmea. Durante esse tempo, ele se alimentava de sangue humano. Com o tempo, ele declinou desse estilo de vida, vagando sem destino até encontrar Alice, e graças ao dom dela, juntaram-se aos Cullen.

Jasper usa o sobrenome Hale porque se parece tanto com Rosalie que as pessoas começaram a acreditar que fossem gêmeos. Os vampiros costumam fazer qualquer coisa em que os humanos estejam dispostos a acreditar. Rosalie insiste em usar Hale como sobrenome, e, portanto, Jasper tomou-o para si também.

Crepúsculo[editar | editar código-fonte]

Em Crepúsculo, Jasper leva Bella para Phoenix, com Alice, no intuito de protegê-la do caçador James. Embora estranhasse a proximidade entre Bella e Edward, Jasper não tinha nada contra ela, embora evita-se aproximar-se dela, por causa do cheiro de seu sangue.

Lua Nova[editar | editar código-fonte]

Em Lua Nova, ele perde o controle na festa de aniversário de Bella, quando a mesma se corta acidentalmente. Por isso, a pedido de Edward, os Cullen decidem abandoná-la, por questões de segurança. No fim, Jasper vota pela imortalidade de Bella, isso deixa Edward furioso, mas ele não pode fazer nada, pois Alice deu sua palavra aos Volturi que Bella seria transformada em vampira

Eclipse[editar | editar código-fonte]

Em Eclipse, Jasper conta para Bella sua história, de quando ele era humano até ter encontrado os Cullen com Alice, pois ele acha que ela deve saber o porquê de seus irmãos dependerem tanto de sua opinião para o que se deve fazer com relação aos vampiros recém-nascidos que estavam atacando Seattle. É ele quem treina os Cullen e os lobisomens para lutar contra os vampiros recém-criados de Victoria, pois tem muita habilidade de luta e guerra.

Amanhecer[editar | editar código-fonte]

Em Amanhecer, Jasper fica impressionado com a habilidade com que Bella (já transformada em vampira) consegue controlar suas emoções, de um jeito que ele não considera natural. No começo, ele se sente irritado consigo mesmo, por Bella ter um controle melhor do que o seu próprio, apesar de ela ser uma recém-criada.

Quando Alice vê os Volturi chegando e decide partir, Jasper vai com ela na sua demanda por provas que impeçam os Volturi de destruir a família Cullen por Bella ter tido uma criança com Edward, meio humana e meio vampira, mas os Volturi ouviram de Irina Denali que era uma criança imortal, algo extritamente proibido, pois as crianças vampiras congelam o seu crescimento mental como foram transformadas e não se preocupam em respeitar a principal regra: manter o segredo sobres os vampiros. No final, Jasper e Alice voltam com um outro mestiço e provam que Renesmee não representa perigo, obrigando os Volturi a irem embora.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Características[editar | editar código-fonte]

Jasper é descrito no livro como alto, magro, mas ainda assim musculoso. A cor de seu cabelo é louro cor de mel. Jasper é, como todos os seus irmãos, pálido e extremamente atraente. Jasper tem o poder de mudar as emoções das pessoas. Fisicamente ele tem 19 anos. Jasper é o que tem menos controle com o estilo vegetariano dos Cullen, por seu passado sangrento nas guerras entre vampiros, o que acaba fazendo-o se sentir fraco. Jasper é um grande especialista em lutas, estrategista nato, e examina a situação "de todos os ângulos" antes de agir.

Referências

  1. «'Eclipse' Is 'Big On Fighting,' Kellan Lutz And Jackson Rathbone Say». 10 de agosto de 2009. Consultado em 12 de agosto de 2009  |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]