Joá-de-capote

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaJoá-de-capote
Giftbeere.jpg

Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Clado: asterídeas
Ordem: Solanales
Família: Solanaceae
Género: Nicandra
Espécie: N. physaloides
Nome binomial
Nicandra physaloides
(L.) Gaertn.
Nicandra physaloides - MHNT

O Joá-de-capote ( Nicandra physalodes ) é uma planta da família Solanaceae, anual, herbácea, robusta, ereta, de 40 a 140 cm de altura. Possui caule glabro e fortemente sulcado, com folhas também glabras, de 7 a 14 cm de comprimento e sua reprodução se dá por sementes ( Lorenzi, 1994 ).

São largamente empregadas na medicina popular de todo o mundo, principalmente da América do Sul, como o Peru (Duke; Vasquez, 1994), Colômbia (Barriga, 1975), Suriname (Hasrat et al., 1997) e Brasil (Agra et al., 1994). Embora sejam espécies de importância na etnomedicina, cujo potencial farmacológico é reconhecido, evidenciou-se a ausência de estudos farmacobotânicos para estas espécies.[1]

Em Portugal também é conhecido por alquequenge [2] e nos Açores também é conhecido por capucha [3] . No sul de Angola é matipatipa.

No Brasil é conhecida com Physalys, physalis ou uchuva.

Na Colômbia, é conhecida como uchuva e no Japão, como hosuki, nos Andes como tomate de capucho.

É uma planta arbustiva, que pode chegar aos dois metros de altura. As frutas são delicadas, pequenas e redondas, com coloração que vai do amarelo ao alaranjado, envolvidas por uma folha fina e seca, em forma de balão.

Com sabor doce, levemente ácido, a physalis é consumida ao natural , como enfeite, e usada na preparação de doces, geléias, sorvetes, bombons e em molhos de saladas e carnes. É rica em vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de alcalóides e flavonóides.

O seu lado medicinal não deixa a desejar: é conhecida por purificar o sangue, fortalecer o sistema imunológico, aliviar dores de garganta e ajudar a diminuir as taxas de colesterol. A população nativa da Amazônia [Brasil] utiliza os frutos, folhas e raízes no combate à diabetes, reumatismo, doenças da pele, bexiga, rins e fígado.

Giftbeere uf.jpg
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Joá-de-capote
Ícone de esboço Este artigo sobre asterídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências