Portal:Flora de Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Portal Flora de Portugal

A Flora de Portugal, conforme a Checklist da Flora de Portugal, que tratou da inventariação da flora vascular de Portugal Continental e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, compreende 3995 taxa. Em termos de distribuição geográfica 3314 ocorrem em Portugal Continental, 1006 no Arquipélago dos Açores e 1233 no Arquipélago da Madeira. Parte dos taxa existentes são autóctones, outros são endémicos, existindo ainda taxa exóticas. Parte deles tem protecção legal que deriva da Diretiva Habitats, da Convenção sobre a Vida Selvagem e os Habitats Naturais na Europa e também de legislação portuguesa.

Artigo seleccionado

Reserva Florestal dos Mistérios de São João
A Reserva Florestal de Recreio do Mistério de São João é um parque florestal português que se localiza na freguesia de São João, concelho das Lajes do Pico.

Este parque florestal apresenta-se dotado por apreciáveis dimensões e com zonas arborizadas onde é possível observar várias espécies vegetais endémicas, tais como a Faia-da-Terra (Myrica faya) por entre outras introduzidas como é o caso do Pinheiro-bravo (Pinus pinaster), que aqui atingem uma altura digna de nota, ou o Incenso (Pittosporum undulatum), que na Primavera enche a atmosfera com o seu doce odor.

Sabia que ... ?

Avelar Brotero.jpg

Personalidades

Bernardino António Gomes
Bernardino António Gomes (Paredes de Coura, 1768Lisboa, 1823) foi um médico e botânico português que atuou na primeira metade do século XIX. Estudou várias plantas oriundas do Brasil e isolou a cinchonina. Durante as suas longas estadas no Brasil, que na altura era uma colónia portuguesa, Bernardino António Gomes estudou várias espécies de plantas medicinais. No período de 1798 a 1822, publicou (em Portugal e no Brasil) vários relatórios a descrever a morfologia e propriedades farmacêuticas de plantas brasileiras e portuguesas, assim como relatórios sobre a incidência e terapia de doenças infecciosas. Dos seus trabalhos, destaca-se o isolamento por cristalização da denominada cinchonina, a substância ativa presente na casca de quina. A cinchonina foi utilizada, desde o século XVII, como antipirético. Grande parte dos seus trabalhos foi desenvolvida no Laboratório Químico da Casa da Moeda, em Lisboa.

Efemérides

Categorias

Para mostrar as categorias, clique no triângulo:

Imagem em destaque

Echium candicans
Autor: Velela

Massaroco é o nome comum dado a duas espécies de plantas do género Echium, pertencente à família Boraginaceae, endémicas do arquipélago da Madeira: Echium candicans L.f. e Echium nervosum Dryand. Apesar da semelhança óbvia entre as duas espécies, são relativamente simples de distinguir pelo olhar mais atento, devido a uma série de características como o tamanho e cor da inflorescência e respectivas flores e, em especial, ao seu habitat.

Taxa

Tarefas que pode fazer



Tarefas a serem realizadas:

Projectos Wikimedia