Portal:Flora de Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Portal Flora de Portugal


A Flora de Portugal, conforme a Checklist da Flora de Portugal, que tratou da inventariação da flora vascular de Portugal Continental e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, compreende 3995 taxa. Em termos de distribuição geográfica 3314 ocorrem em Portugal Continental, 1006 no Arquipélago dos Açores e 1233 no Arquipélago da Madeira. Parte dos taxa existentes são autóctones, outros são endémicos, existindo ainda taxa exóticas. Parte deles tem protecção legal que deriva da Diretiva Habitats, da Convenção sobre a Vida Selvagem e os Habitats Naturais na Europa e também de legislação portuguesa.

 ver · editar Artigo seleccionado


Reserva Florestal dos Mistérios de São João
A Reserva Florestal de Recreio do Mistério de São João é um parque florestal português que se localiza na freguesia de São João, concelho das Lajes do Pico.

Este parque florestal apresenta-se dotado por apreciáveis dimensões e com zonas arborizadas onde é possível observar várias espécies vegetais endémicas, tais como a Faia-da-Terra (Myrica faya) por entre outras introduzidas como é o caso do Pinheiro-bravo (Pinus pinaster), que aqui atingem uma altura digna de nota, ou o Incenso (Pittosporum undulatum), que na Primavera enche a atmosfera com o seu doce odor.

 ver · editar Sabia que ... ?


 ver · editar Personalidades


António Rodrigo Pinto da Silva
António Rodrigo Pinto da Silva (Porto, 13 de Março de 1912Lisboa, 28 de Setembro de 1992), geralmente abreviado para A. R. Pinto da Silva ou P.Silva, foi um botânico português que se destacou como taxonomista e fitossociólogo. Formou-se em Engenharia Agronómica no Instituto Superior de Agronomia, em 1937. Dos seus estudos no âmbito da taxonomia e da florística resultou número apreciável de novos taxa e um melhor conhecimento da área de inúmeras plantas e da sua nomenclatura. Organizou o herbário da Estação Agronómica Nacional, que passou de pouco mais de 3000 a perto de 100 000 exemplares. Foi pioneiro nos estudos de etnobotânica em Portugal, tendo publicado contribuições sobre nomenclatura vernácula da flora portuguesa, de plantas cultivadas e sobre a utilização popular de plantas espontâneas na alimentação. Colaborou com Josias Braun-Blanquet e Pierre Dansereau. Durante meio século deu apoio a arqueólogos, tendo publicado numerosos trabalhos na área da paleoetnobotânica entre os mais de 300 artigos, comunicações e notas em publicações nacionais e estrangeiras publicados ao longo da sua vida.
 ver · editar Efemérides
 ver · editar Categorias


Para mostrar as categorias, clique no triângulo:

 ver · editar Imagem em destaque


Echium candicans
Massaroco (Massaroco), endémica da Ilha da Madeira.
Autor: Velela

Massaroco é o nome comum dado a duas espécies de plantas do género Echium, pertencente à família Boraginaceae, endémicas do arquipélago da Madeira: Echium candicans L.f. e Echium nervosum Dryand. Apesar da semelhança óbvia entre as duas espécies, são relativamente simples de distinguir pelo olhar mais atento, devido a uma série de características como o tamanho e cor da inflorescência e respectivas flores e, em especial, ao seu habitat.

 ver · editar Taxa
 ver · editar Tarefas que pode fazer



Tarefas a serem realizadas:
 ver · editar Projectos Wikimedia